Smec realiza Semana Pedagógica com as Escolas Municipais para o ano letivo de 2023 em São Félix do Araguaia

Na preparação para o início do ano letivo de 2023 com planejamentos estratégicos e grandes expectativas para avançar ainda mais na educação, a Secretaria Municipal de Educação (Smec) realizou, durante a manhã desta segunda-feira (30), a abertura da Semana Pedagógica 2023.

A Secretaria Municipal de Educação de São Félix do Araguaia- MT, mantém a tradição de iniciar o ano letivo com a realização da SEMANA PEDAGÓGICA.

A Semana Pedagógica é um momento que reúne os educadores, seja em cada unidade escolar ou na sede do município, para coletivamente, refletir e planejar as ações pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2023.

Este ano, a Semana Pedagógica será realizada em dois momentos. O primeiro momento acontecerá na sede do município, com a participação de todos os professores efetivos e/ou contratados para o exercício da docência no ano de 2023. No segundo momento as atividades serão realizadas em cada escola, reunindo não só os professores, mas também, os demais profissionais que integram o coletivo da escola.

A Semana Pedagógica 2023 será realizada no período de 29 de janeiro a 03 de fevereiro/2023. Sendo os três primeiros dias ( de 29/01 a 01/02), no anfiteatro do Centro Comunitário Tia Irene e nos dias 02 e 03/02, nas diferentes unidades escolares da rede municipal de ensino de São Félix do Araguaia.

O evento terá como objetivo a reflexão, a formação, a informação e o planejamento das atividades pedagógicas, com vistas a melhoria do processo ensino e aprendizagem, em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino de São Félix do Araguaia e contará com a colaboração da Quality Assessoria Educacional e da SEDUC/MT.

Serão considerados elementos norteadores dos estudos e planejamento, os dados das avaliações internas e externas realizadas em 2022, o proposto na BNCC e no DRC/MT e o contexto histórico, geográfico, social e cultural de cada comunidade escolar.

Para garantir êxito nos trabalhos realizados em cada unidade de ensino, nos dias 02 e 03/02/23, as equipes gestoras deverão elaborar o planejamento das atividades escolares, incluindo, momentos para discutir normas e combinados que garantam boas relações interpessoais; o planejamento por agrupamentos, por série/ano e ou disciplinas; momentos para criar comissão e cronograma para a revisão do PPP e organização da escola para a acolhida criativa e afetuosa dos estudantes, no início do ano letivo.

Ao elaborar os planos, as equipes gestoras deverão enviá-los pelo e-mail institucional da SMEC, para acompanhamento e monitoramento.

As orientações expressas nessas Diretrizes se somarão a outras ações, que as unidades escolares julgarem necessárias para a semana pedagógica. As Unidades escolares são desafiadas ao exercício da criatividade, da proatividade para uma escola capaz de garantir aprendizagem para todos, sustentada nos princípios da igualdade e da equidade.

Na solenidade de abertura da Semana Pedagógica 2023 houve momento de descontração com apresentações culturais; declamação de poesia e apresentação de música. O evento está ocorrendo no Anfiteatro Tia Irene, Centro Comunitário.

Em sua fala a Secretária Municipal de Educação, Débora Kátia deu boas vindas a todos.

“Acredito muito nos resultados positivos proporcionados por todos nós para o desenvolvimento educacional do nosso município, por isso, reitero a nossa parceria e agradeço pela a participação e empenho de todos para que a Semana Pedagógica seja produtiva” disse a Secretária.

Já o representante da prefeita Dra. Janailza Taveira, o Chefe de Gabinete Miguel Milhomem deu boas vindas a todos que participam da  Semana Pedagógica 2023, e que aproveitem bem o  planejamento coletivo que está por vir e que leve aos alunos dentro da sala de aula todas as novidades do ano letivo.

Após a fala da mesa e as apresentações culturais, houve a primeira palestra da Semana Pedagógica com a Professora Izabel Lemos da Quality Assessoria, palestra Educação Especial: O autismo em diversas vozes.

Participaram da mesa de autoridades, o Chefe de Gabinete, Miguel Milhomem representando a Prefeita Dra. Janailza Taveira que está em viagem, Secretária Municipal de Educação, Débora Kátia, o vice-presidente da Câmara Municipal vereador Luis Carlos, Assessor Pedagógico do Núcleo Regional de Educação-Haroldo Borges, Representante da Quality Assessoria – professora Izabel Lemos, Diretor da Escola Municipal Alberto Nunes da Silveira – Wender Batista César da Silva, Coordenadora da Escola Municipal Pontinópolis – Ana Torquatro, Diretor da Escola Estadual Tancredo Neves – Ezequiel Aguiar, Diretora da Escola Estadual Hilda Rocha – Mariuza Marinho Lopes, Frei Davidson Bertuce, representando a Igreja Católica e o Pastor Eduardo representando o Conselho de Pastores.