São Félix do Araguaia oferece atendimento em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).

Na rede municipal de saúde de São Félix do Araguaia MT, são ofertadas à população diversos atendimentos como, auriculoterapia, aromaterapia ventosaterapia que atualmente estão disponibilizadas na sala de nutrição situada no prédio da farmácia básica.

De acordo com a nutricionista e profissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Ivana de Moraes Vieira Dourado as pessoas interessadas devem comparecer à sala de nutrição munidos de encaminhamento médico ou de profissional da enfermagem, documentos pessoais e cartão do SUS, para agendamento do atendimento.

Além da nutricionista Ivana Moraes, São Félix do Araguaia conta também com a fisioterapeuta Khalline Tais Nunes Freitas, apta para o atendimento na rede pública de saúde.

Com a presença da prefeita Janailza Taveira e servidores do Paço Municipal, foi realizado hoje (18) pela manhã momento de explanação e musicoterapia para que todos possam ter mais conhecimentos sobre os serviços disponibilizados.

Para a prefeita Janailza Taveira, as terapias ofertadas no município, buscam prevenir e estimular a recuperação da saúde de forma natural, através da integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, oferecendo melhor qualidade de vida principalmente aos usuários do CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial.