< id="top" class="post-template-default single single-post postid-951 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 16 de Outubro de 2019

Reunião define as regras para a realização do carnaval de Rua em São Félix do Araguaia

Buscando a segurança e a comodidade dos foliões durante o período de Carnaval, aconteceu na tarde desta segunda-feira (20/02), na sala de audiência do Fórum da Comarca local, uma reunião promovida pelo Dr. Ivan Lucio Amarante, Juiz de Direito da Comarca de São Félix do Araguaia – MT e Dr. Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, Promotor de Justiça do município, onde o encontro teve como objetivo estabelecer algumas regras para o bom andamento dos festejos carnavalescos, primando pela ordem pública e obediência às leis. O carnaval acontecerá nos dias 24, 25, 26, 27 e 28 de fevereiro.

Na ocasião, esteve presentes a Dra. Janailza Taveira Leite, Prefeita de São Félix do Araguaia; Dr Valmon Pereira da Silva, Delegado de Polícia; Junio Souza Alves, Psicólogo do CREAS; Otacílio Rejane R. de Souza, Conselho Tutelar; Débora Pereira da Silva, Conselho Tutelar; José Ribamar Santana da Silva, Conselho Tutelar; Elizabeth Delgado da Silva, Conselho Tutelar; Marcelo de Oliveira Conde, Comandante da Polícia Militar; Dra. Laysa Bitencourt Pereira, Defensora Pública; Coraci Dias de Souza, Psicóloga Presidente do CMDCA; Zali Santos Ferreira, Psicóloga do CRAS; Neuziere Oliveira Silva, Conselho Tutelar; e Antônio Augusto Miranda de Souza, representante do bloco Onça Pintada e Presidente da Câmara Municipal de São Félix do Araguaia. Como é do conhecimento de todos, o carnaval será realizado pela iniciativa privada do município, e um dos motivos da não realização da festa pela atual gestão, é a falta de condições financeiras do município de São Félix do Araguaia, que acumula uma dívida de mais de R$ 12 milhões.

Dentre as restrições ficou estabelecido que  o horário será o mesmo do ano passado, das 20h00 as 4h00 da manhã do dia seguinte e o som obrigatoriamente deverá ser desligado. Outros pontos discutidos e estabelecidos é que serão vendidas somente bebidas em lata, tanto nas barracas como nos comércios. Bebidas em garrafas e copos de vidros estão proibidas e a responsabilidade quanto à venda será dos barraqueiros que poderá ser multado por desobediência as leis. Haverá fiscalização para coibir a venda de bebidas alcoólicas para adolescentes, às crianças deverão estar sempre acompanhadas de seus pais ao saírem de casa. Carros com som alto e acima do volume permitido por lei serão rebocados e caixas de som serão apreendidas. Os foliões devem ficar atentos para as restrições durante o carnaval.

A Prefeitura também irá disponibilizar a limpeza, compras de Abadas, banheiros químicos, apoio da saúde e segurança e tudo mais que engloba a realização de um carnaval precisam receber a atenção necessária, para que tudo de certo e a população aproveite a festa na Avenida Araguaia. O evento será de custo zero para os cofres municipais. Uma tenda será montada na Avenida pelo Conselho Tutelar para fornecer informações gerais sobre o evento para os foliões. A recomendação é que os foliões evitem sair de carro para evitar transtornos no trânsito.

Quanto à realização da Matinê ainda não foi definido, pois segundo Dr. Ivan Amarante até no momento da reunião não teria recebido nenhum pedido de autorização do evento, a qual tem prazos a serem cumpridos, conforme consta na Portaria já editada, mas de acordo com o Presidente da Câmara Municipal; Antônio Miranda, já iria providenciar o documento e encaminhar o pedido para autorização do carnaval para as crianças.

A prefeita Janaílza disse que o município se responsabilizará pela segurança do evento no que compete sua responsabilidade, destacou que os blocos têm que ter um controle interno, principalmente no que compete ao consumo de bebidas alcoólicas.

A Polícia Civil, juntamente com a Polícia Militar, também atuará com maior intensidade, integrada aos demais órgãos de segurança, com equipes extras nas delegacias para facilitar o atendimento ao cidadão e a agilidade na elaboração de flagrantes e Boletins de Ocorrência. A organização contratou 5 Brigadistas.

O Conselheiro José Ribamar e a Psicóloga Coraci informaram às atividades que serão desenvolvidas pelo Conselho Tutelar e CMDCA durante o carnaval 2017, em anexo nesta ata.

Dr. Ivan destacou a qualidade e qualificação dos integrantes do Conselho Tutelar e CMDCA, ressaltando a enorme responsabilidade durante o novo cenário, e por fim, agradecer o comparecimento e participação de todos na reunião.

O carnaval será realizado de 24 à 28 de fevereiro, Este ano cinco blocos vão brincar o carnaval, Dim Terim Bebim, Há Jacu no Pau, Onça Pintada, Tartaruga e Tracajá e Pipoca Descarada a caçula do carnaval de 2017.  A programação contará com desfile de blocos sem premiação e shows.

O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe menores de consumirem e comprarem bebidas alcoólicas.

Fonte: jreporterdoaraguaia com Dep. Comunicação.