< id="top" class="post-template-default single single-post postid-9446 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 24 de Novembro de 2020

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo; confira onde encontrar a vacina

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o sarampo, da população de 20 a 49 anos, para até 31 de agosto 2020, em todo o país. Em São Félix do Araguaia – MT, as doses serão disponibilizadas de 1º a 31 de agosto em três Unidades Básicas de Saúde (UBS):

Unidade Básica de Saúde I, Avenida 13 de maio esquina com a Rua 8, Vila Santo Antônio.                              Unidade Básica de Saúde II, Centro, ao lado da Escola Cooperin e Unidade Básica de Saúde da Família Rural, em frente ao Ginásio de  Esportes. Todas as Unidades estarão abertas das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas. Não esqueça a caderneta de vacinação. A prevenção é a melhor solução.

Sarampo – Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de São Félix do Araguaia, através da Secretaria Municipal de Saúde continua atenta e tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo. A doença é grave e de alta transmissibilidade. Para se ter uma ideia, uma pessoa infectada pode transmiti-la para até outras 18 que não estejam imunes. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Não é necessário o contato direto, porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

Sintomas – Os doentes geralmente apresentam febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.