< id="top" class="post-template-default single single-post postid-8319 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 06 de Junho de 2020

Parabéns São Félix do Araguaia – MT 44 anos de emancipação política

A cidade de São Félix do Araguaia, completa 44 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira (13). Porém, diante do cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as festividades foram canceladas na cidade.

A Prefeitura municipal informou que, por conta das medidas preventivas devido ao isolamento social e pelo fato dos esforços estarem voltados ao combate da proliferação da doença, a programação tradicional com shows, modalidades esportivas, desfile e hasteamento dos pavilhões foi cancelada.

Segundo o Ministério da Saúde, grandes eventos que envolvam aglomeração de pessoas devem ser cancelados ou adiados por conta da atual situação do país em torno do coronavírus.

Hoje pela manhã a prefeita Janailza Taveira Leite, deixou uma mensagem nas redes sociais. “Hoje São Félix do Araguaia comemora os seus 44 anos de emancipação política, hoje se não fosse o momento difícil que estamos enfrentando, com certeza estaríamos assistindo agora o hasteamento das bandeiras, o atletismo, mais tarde seria a final do campeonato 13 de maio, teríamos também o segundo festival de pesca esportiva… mas não é momento certo para isso, é tempo de refletir e pedir a Deus cada vez mais misericórdia e bons tempos, para que possamos nos próximos aniversários ter muitas coisas boas a comemorar com a graça de Deus Pai todo poderoso! Parabéns São Félix do Araguaia-MT.”

São Félix do Araguaia é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 11º37’02” sul e a uma longitude 50º40’10” oeste, estando a uma altitude de 195 metros. Sua população estimada em 2007 pelo IBGE era de 10.713 habitantes.

Possui uma área de 16.848,221 km².

Em 23 de maio de 1941 desembarcava no rio Araguaia, em território mato-grossense, a família de Severiano Neves, acompanhada de outras famílias entre elas a do senhor Leocádio Francisco de Sousa, provenientes do estado do Pará, em busca de um futuro melhor. Iniciando-se assim um novo povoado, próximo a Santa Izabel do Morro, antiga morada dos índios carajás, habitantes milenares do rio Araguaia e da Ilha do Bananal.

A denominação de São Félix foi dada pelo bispo D. Sebastião Thomaz Câmara, no dia 20 de novembro de 1942.

A invocação a São Félix provinha do sofrimento do povo na conquista de uma terra povoada por nações indígenas, região de tensão social. Tomaram São Félix por padroeiro, acreditando que os protegia contra os índios xavantes, que habitavam a região e faziam incursões sobre o nascente povoado, pois não admitiam a ocupação de seu território.

Na margem direita do rio Araguaia vivia o pacífico povo indígena carajás. Com a descida dos índios xavantes para o sul, a partir de 1945, registrou-se maior tranquilidade entre os colonos.

São Félix, por ser uma região lindamente abençoada pela natureza, já foi parada de muitos notáveis brasileiros, que aqui aportaram com suas caravanas, para descansar das longas viagens pelo rio Araguaia, como Getúlio VargasJuscelino KubitschekCouto Magalhães e Carmo Bernardes, entre outros.

Juscelino Kubitschek foi um dos amantes do Araguaia e de São Félix. Getúlio Vargas, em 1942, construiu uma base militar da FAB na ilha. Mais tarde, Juscelino fez um belíssimo hotel para acomodar ilustres visitantes, o Hotel JK, hoje destruído, mas ainda espelhando um tempo alegre e esperançoso.

A lei nº 163, de 25 de outubro de 1948, criou o distrito de São Félix com território vinculado ao município de Barra do Garças. Em 1963, uma lei propôs a criação do município, tendo sido vetada pelo executivo estadual.

Em 13 de maio de 1976, através da lei estadual nº 3689, foi criado o município de São Félix do Araguaia – MT. Foi seu primeiro prefeito o senhor Aldenor Milhomem Da Cunha, vice-prefeito Luís Francisco de Souza Barros  (1977 a 1982) seguindo-se José Pontim, vice-prefeita Erotildes da Silva Milhomem (1983 a 1988), José Antônio de Almeida (Baú), vice-prefeito Miguel Milhomem dos Santos (1989 a 1992) , Miguel Milhomem, vice-prefeito Francisco Alves dos Santos (1993 a 1996), Uslei Gomes, vice-prefeito Romildo Souza Menezes/José Divino Martins da Rocha (1997 a 2000/2001 a 2004), João Abreu Luz, vice-prefeito Eurimar Pereira Milhomem(2005 a 2008), Filemon Limoeiro, vice-prefeita Nilva Maria Mendes de Almeida(2009 a 2012) , José Antônio de Almeida (Baú),Sergio Souza (2013 a 2016) e atualmente prefeita Janailza Taveira Leite, vice-prefeito José Divino Martins da Rocha (2017 a 2020).