< id="top" class="post-template-default single single-post postid-8299 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 06 de Junho de 2020

CORONAVÍRUS: BARREIRA SANITÁRIA NA ENTRADA DA CIDADE PASSA A FUNCIONAR NO PERIODO NOTURNO

Como medida preventiva para tentar conter o avanço do novo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de São Félix do Araguaia implantou uma barreira sanitária na entrada dia cidade no dia 17 de março no início da pandemia, uma barreira também foi implantada no Distrito de Espigão do Leste, dia 26 de março. A ação envolve profissionais da saúde e vigilância sanitária, com apoio de outras secretarias da prefeitura (Ação Social, Turismo, Meio Ambiente, Agricultura, Educação) e polícia militar.

Com vista no número crescente de novos casos do Coronavírus no país a Secretaria Municipal de Saúde decidiu no início desta semana aumentar o horário de funcionamento da barreira sanitária na entrada da cidade intensificando assim a fiscalização, agora a barreira está funcionando no período noturno.

Objetivos da barreira: repassar orientações para a comunidade, sobre a pandemia do coronavírus, formas de transmissão, prevenção e importância da comunidade no controle da doença (medidas higiênicas, distanciamento, isolamento e quarentena), com todos que entram em São Félix do Araguaia.

Atividades realizadas na barreira: preenchimento de ficha para realizar o monitoramento via telefone (na secretaria de saúde tem 2 pessoas para realizar as ligações das fichas preenchidas na barreira, a cada 2 dias).

Verificação da temperatura corporal.

Orientação dos sintomas, transmissão, prevenção e da importância de seguir as orientações fornecidas pelos profissionais.

Dessa forma, todos que entram na cidade passam por um monitoramento, tendo seus nomes e números de telefones anotados. Em caso de sintomas do COVID-19, como febre ou sinais de gripe (tosse ou coriza), o cidadão receberá monitoramento da equipe da saúde. Aqueles que não apresentam sinais da doença estão sendo orientados a cumprir quarentena, ou seja, isolamento domiciliar.

As ações visam combater a entrada de pessoas suspeitas e/ou infectadas pelo novo Coronavirus (Covid-19), na cidade, que até o momento, não tem nenhum caso confirmado.

Dicas da Secretaria Municipal de Saúde:

• Os que não necessitam sair para trabalhar, saiam de casa, apenas se necessário

• Usem máscara de proteção facial, todas as vezes que sair de casa (Lei estadual 11.100), evitando assim que o comerciante seja multado e acima de tudo porque você estará ajudando no controle da doença.

• Siga as orientações de todas as medidas higiênicas e preventivas recomendas pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Observando os decretos estaduais e municipais, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda a todos para que fiquem em casa, evitem aglomerações e que tenham cuidados com idosos e demais pessoas que fazem parte do grupo de risco.