< id="top" class="post-template-default single single-post postid-8160 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 22 de Janeiro de 2022

"O Progresso Continua" ADM: 2021 - 2024

Assistência Social de São Félix do Araguaia confecciona máscaras de TNT para proteção contra Coronavírus

A Administração Municipal de São Félix do Araguaia – MT está atenta a pandemia do coronavírus (Covid-19), e por meio da Secretaria de Assistência Social e servidoras municipais que estão em home office, está confeccionando máscaras de TNT para serem distribuídas para a população. A ação também conta com a participação de voluntários, seguindo todas as exigências de higiene e prevenção que serão utilizadas nos locais que necessitarem para o combate ao novo vírus. O Ministério da Saúde divulgou manual para uso e produção das máscaras caseiras.

Os materiais foram comprados pela Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia com fundo da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (ANSA) e com várias costureiras da cidade. A Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia vem, desde o início, buscando forma de alertar e proteger os munícipes no combate ao coronavírus.

Vale ressaltar a população que é fundamental lavar sempre a máscara quando for usada, assim como as roupas e sapatos que usamos quando saímos nesses tempos de coronavírus. A máscara está sempre em contato com o rosto, que é um grande receptor de gotículas. Também é necessário que todos, sem exceção, unam-se em um único propósito que é combater esse vírus, então estamos elaborando diversas medidas para proteger nossa população como um todo, lembrando também dos profissionais da área da saúde estão na linha de frente e focando no grupo de risco.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Ozana Pereira de Araújo, o período é de união e ação para com o próximo, “O mundo todo está passando por esse momento que é tão difícil, e tudo o que fizermos tem validade, se a pessoa pode colaborar mesmo com pouco esse é o momento, tem muita gente precisando de auxílio simples às vezes. Quero aproveitar para agradecer a todas as pessoas envolvidas nessas ações que estamos realizando e que daremos sequência, em especial a Prefeita Janailza Taveira Leite, a  ANSA e a equipe dos profissionais de Saúde, por toda dedicação, os grupos religiosos, os servidores municipais, os doadores, enfim, a todos que estão fazendo parte dessas ações’, finalizou Ozana.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social convida voluntários para esta ação, quem puder participar, procure a Secretaria Municipal de Assistência Social do município, serão bem-vindos. E quem tiver máquinas de costura e puder fazer em casa, a Secretaria estará levando o material até você que se disponibilizar em ajudar.

É importante observar as seguintes orientações:

Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividido com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras.

A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;

Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;

Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;

Chegando a casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por

Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.

Portanto é necessário que todos nós possamos ficar o mais protegido possível. Seguindo as orientações dos Órgãos competentes, a equipe da Prefeitura de São Félix do Araguaia vem trabalhando para combater ao máximo o coronavírus. Estamos todos na luta contra o Covid-19. Estamos fazendo nossa parte. Faça também a sua.

O governador Mauro Mendes lançou, nesta no dia 03 de abril, o programa ‘Eu cuido de você e você cuida de mim’ para incentivar a população a utilizar máscara para evitar a disseminação do coronavírus, o covid-19.

Mauro Mendes anunciou que partir do dia 13 de abril será obrigatório o uso do equipamento nos estabelecimentos públicos e privados de Mato Grosso.