< id="top" class="post-template-default single single-post postid-8120 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 22 de Janeiro de 2022

"O Progresso Continua" ADM: 2021 - 2024

Secretaria de Saúde de São Félix do Araguaia realiza fiscalização orientativa no Distrito de Espigão do Leste contra coronavírus

Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia – MT, através da Secretaria de Saúde desenvolveu ação conjunta com a sub-prefeitura, profissionais de saúde e Policia Militar do Distrito de Espigão do Leste, percorreram supermercados do município para orientar os estabelecimentos sobre a intensificação das medidas de boas práticas de higiene, relacionadas à produção e circulação de mercadorias. A ação foi realizada com base no decreto nº 055, de 16 de março de 2020, que dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde em razão do surto do coronavírus (covid-19).

Para a Secretária da Saúde do Município, Rosane de Faria Maciel, o grande fluxo de veículos na rodovia e as variadas rotas alternativas de acesso ao município representam um risco de contágio da doença. “A Ação iniciativa objetivou alertar condutores e ocupantes de veículos de carga e de passeio sobre os cuidados para evitar a disseminação do COVID-19. Trata-se de um trabalho orientativo e preventivo. Até o presente momento não temos casos suspeitos da doença em São Félix do Araguaia e nos Distritos e é exatamente desta forma que pretendemos continuar, mas para isso precisamos seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde”, pondera a secretária municipal de Saúde Rosane de Faria.

Ainda de acordo com a Secretária de Saúde, o intuito é conter o avanço e a proliferação do vírus, fazendo com que os cidadãos evitem aglomerações e respeitem ao máximo a recomendação de isolamento social, com o objetivo de assegurar a tranquilidade dos moradores e impedir a chegada e proliferação do novo Coronavírus, o que acarretaria em uma sobrecarga no sistema de saúde e pandemia no distrito de Espigão, uma vez que algumas cidades vizinhas já existem pessoas com suspeita da doença.

“Eu, como Secretária de Saúde na cidade de São Félix do Araguaia, estou me preocupando e fazendo o máximo para coibir a proliferação desse novo vírus que está se propagando por todo o mundo”, disse a secretária Rosane. “Peço à compreensão de todos os são-félixcensses, em especial os comerciantes, que obedeçam o Decreto Municipal e Estadual, e assim venceremos mais um batalha”, finalizou.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de São Félix do Araguaia, através da Secretaria de Saúde, tem adotado uma série de medidas de prevenção ao COVID-19. Durante o atendimento, a equipe itinerante de saúde composta por agentes de endemias, técnicos, enfermeiros e uma médica, entre outros profissionais, coletaram dados referentes à origem e rota utilizada pelos viajantes.