< id="top" class="post-template-default single single-post postid-8097 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 02 de Abril de 2020

Entrada de São Félix do Araguaia está sendo fiscalizada no combate ao Coronavírus

O município de São Félix do Araguaia – MT está realizando blitz nas estradas que dão acesso ao município. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde segue firmemente com iniciativas e atividades que visam orientar e conscientizar à população sobre o novo Coronavírus (Covid-19). Ações na entrada do município e em locais estratégicos com foco para aglomerações vêm sendo intensificadas com a finalidade de impedir a disseminação da doença nas cidades.

A Prefeitura Municipal conta com a equipe de profissionais da saúde e Policia Militar, onde estão limitando as entradas na cidade, acompanhando e monitorando a circulação.  Os ocupantes do veículo terão de dizer a origem, estado de saúde, como e onde permanecerão. A medida foi solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde com base no Enfrentamento ao Coronavírus, mediante a situação pandêmica em que o país se encontra e o risco de surto em cidades do interior de Mato grosso.

A medida é para impedir que o vírus entre na cidade, já que o município não possui nenhum caso confirmado ou suspeito. Uma tenda foi montada na entrada principal e quem chega precisa preencher um questionário com diversas informações como nome, cidade de onde vem, contato da casa de quem ficará hospedado e eventuais sintomas como gripe, febre e falta de ar. O parente que está recebendo é responsável. O cidadão (que chega de fora) tem que ficar em quarentena. Ele não pode vir para cidade passear. Os profissionais explicam que a orientação é para ficar dentro de casa. A proposta é fazer um monitoramento sanitário rígido.

De acordo com decreto publicado pela prefeitura recentemente, todo o funcionamento do comércio está suspenso, incluindo bares e restaurantes. Ficam abertas as “farmácias, drogarias, bancos, casa lotérica, correios, postos de combustíveis, padarias, mercados e congêneres”. A pena para descumprimento da determinação é a suspensão das licenças de funcionamento. O tráfego de mercadorias está liberado. O atendimento agora funciona apenas pelo sistema delivery.

Toda pessoa que entra no município passa por uma avaliação. Caso os agentes detectarem algum caso suspeito, imediatamente a pessoa será encaminhada para uma unidade de saúde para os cuidados médicos. Só se combate esse vírus tomando atitudes enérgicas.