< id="top" class="post-template-default single single-post postid-7828 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 02 de Abril de 2020

São Félix do Araguaia apresenta resultados do PDI para o TCE/MT

A Prefeitura de São Félix do Araguaia – MT apresentou, nesta quarta-feira (5), o desenvolvimento das metas e os objetivos alcançados pela gestão por meio do Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDI) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT). A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença da Prefeita Municipal de São Félix do Araguaia – MT; Janailza Taveira Leite, Presidente da Câmara Municipal; vereadora Rita Gomes, Secretária da Secretaria de Unidades Gestoras do Tribunal de Contas do Estado (TCE); Simone Rezende Albuquerque, Conselheira Municipal representante da Sociedade Civil organizada de São Félix do Araguaia; Lucilene Pereira, representantes de todas as secretarias municipais e servidores públicos envolvidos direta ou indiretamente na execução do PDI.

Após a apresentação inicial, realizada pela Coordenadora do PDI Eurides Luz foi ouvido o relato de cada Secretário das diferentes pastas, contou com metas específicas que precisam ser cumpridas com o objetivo de melhorar a gestão pública e direcionar as ações que são constantemente avaliadas. O foco do PDI, de acordo com o TCE/MT, é fomentar a adoção de um modelo de administração pública voltada para os resultados para a sociedade, melhorando a eficiência dos serviços ofertados à população.

A prefeita Janailza ressaltou que o Programa é uma importante ferramenta, tanto para identificação quanto para o atendimento das demandas apresentadas pela população e também pelos servidores municipais. “Para que isso acontecesse, o empenho dos servidores e o apoio do TCE/MT foram fundamentais. “Nós só temos que agradecer ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, a toda a equipe nossa de servidores – que sem eles nós não conseguiríamos atingir esse resultado -, por todo esse trabalho feito”, destacou a prefeita.

A Secretária da Secretaria de Unidades Gestoras do Tribunal de Contas do Estado (TCE); Simone Rezende Albuquerque destacou a evolução do município com a implantação do PDI e sua importância para a implantação e o desenvolvimento das políticas públicas. “Hoje nós conseguimos realizar um trabalho, pensar as metas compreendendo todo o processo”, enfatizou.

O cidadão que tiver interesse nos trabalhos desenvolvidos pelo município e obter informações sobre a prestação dos serviços públicos por meio do desenvolvimento do PDI pode acessar o “GPE Cidadão” no site do TCE/MT www.tce.mt.gov.br. Pelo GPE Cidadão, a sociedade e os conselhos de políticas públicas podem acompanhar o que está sendo executado pelo gestor do município e definir estratégias de atuação que contribuam para o alcance dos resultados planejados.

As informações lançadas no Programa facilitam o acompanhamento do TCE-MT junto a execução do Planejamento Estratégico nos municípios que aderiram ao PDI. O PDI é composto por seis Projetos: Planejamentos Estratégicos, Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, Orientação por meio de Cursos Presenciais e à Distância, Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo-Obras, Modernização Institucional e TCEndo Cidadania.

Os municípios que participam do PDI recebem gratuitamente do TCE- MT vários produtos e sistemas tais como o Diário Oficial de Contas, Plenário Virtual, do Protocolo Virtual, do Portal de Serviços, dos sistemas GPE Cidadão, GeoObras, Radar de Controle Público entre outros. Todas as atividades do PDI são executadas pela Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras – SAUG.

Hoje, 23 municípios de Mato Grosso integram o PDI, que é um programa que visa promover a melhoria da gestão pública dos municípios com uma visão do futuro. As perspectivas trabalhadas na gestão por meio do PDI incluem a sociedade, os processos internos, a aprendizagem e o conhecimento, e as finanças.

O PDI foi instituído pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir com a gestão pública, melhorando a prestação de serviços, com um modelo de administração orientada para os resultados à sociedade.