< id="top" class="post-template-default single single-post postid-7620 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 02 de Abril de 2020

"Escrevendo uma nova história" ADM 2017-2020
Ultimas Noticias

Profissionais da Educação participam da Semana da Matemática e Formação Continuada em Educação

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia – MT, realizou nos dias 06, 07 e 08 de dezembro na Câmara Municipal de São Félix do Araguaia a 1ª SEMAUAB – Semana da Matemática e Formação Continuada em Educação do Polo UAB de São Félix do Araguaia. Que teve como objetivo incentivar a discussão da matemática em todas as suas vertentes: ensino, pesquisa e extensão, de forma a contribuir com a formação continuada dos discentes e da comunidade, e com o desenvolvimento dessa área de conhecimento, proporcionando discussões, reflexões e troca de experiências entre professores da rede básica de ensino, professores pesquisadores e toda comunidade acadêmica do Polo UAB de São Félix do Araguaia. O evento foi promovido com o intuito de estimular o intercâmbio de informações entre alunos de diferentes instituições e professores da área.

A mesa foi composta pelo  vice-prefeito; José Divino, representando a Prefeita Janailza Taveira Leite que estava de viagem a Cuiabá, Presidente do Legislativo, vereadora Rita de Cássia Rodrigues Gomes, Dinalva Ribeiro da Silva; Secretária Municipal de Educação, Alan Kardec Messias da Silva; Coordenador do Curso de Matemática da UNEMAT, Dra. Loriége Pessoas Bitencourt; Professora da UNEMAT, Lívia Lopes Azevedo; Professora da UFMT, Alice Ferreira Guimarães; Coordenadora do Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil de São Félix do Araguaia, Alex Pablo Schirmberck Barros diretor da Escola Estadual Professora Hilda Rocha representou a Assessora pedagógica e acadêmicos de Matemática e Joaquim Pereira Neto; Diretor do CEFAPRO.

Esteve presente abrilhantando o evento, a Banda de Música Municipal, que executou o Hino Nacional Brasileiro.                                                                           

Para os encontros, a Coordenadora do Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil de São Félix do Araguaia; Professora Especialista Alice Ferreira Guimarães convidou professores-formadores filhos de São Félix do Araguaia. Durante os três dias do evento tiveram palestras, minicursos, roda de conversa e apresentação de trabalhos científicos, tudo para atender as demandas sociais da comunidade acadêmica do Polo UAB de São Félix do Araguaia. As palestrantes convidadas foram às professoras doutoras Loriége Pessoas Bitencourt (UNEMAT) e Livia Lopes Azevedo (UFMT), ambas atuantes no curso de Licenciatura em Matemática – UAB/DEADE/ São Félix do Araguaia e com vasta experiência na formação docente em todo o estado de Mato Grosso.

As professoras Loriége e Lívia também ofertaram uma Roda de Conversa com professores da rede básica de ensino para tratarem de dois importantes temas: “A realidade em sala de aula” e “A formação de professores na relação entre universidade e escolas”, onde a participação e interação foram fundamentais na construção dos conhecimentos e práticas eficazes, pois o cérebro precisa se emocionar antes de aprender. Para enriquecer ainda mais o encontro, foram desenvolvidas, Minicursos, Comunicação Cientifica com as Temáticas, Ensino de Ciências e Matemática, Tecnologia da Informação Aplicada ao Ensino, TCC e Estágio, Inclusão e Diversidade; no Ensino, Projetos Escolares e Relatos de Experiências, onde o grupo pôde soltar a imaginação e usar toda a criatividade, experimentando o prazer em aprender de maneira lúdica.

A Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil de São Félix do Araguaia; Professora Alice Ferreira ressaltou a importância da formação para levar mais conhecimento aos alunos. “É importante para adquirimos conhecimentos e sermos multiplicadores em nosso município e para os nossos alunos, transformando a educação”, enfatizou.