< id="top" class="post-template-default single single-post postid-7560 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 13 de Dezembro de 2019

Prefeitura realiza pedalada em alusão ao novembro Azul

Na última sexta-feira, 29, a Prefeitura de São Félix do Araguaia – MT, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a Pedalada novembro Azul. Com o objetivo de conscientizar e incentivar a prevenção do câncer de próstata, a Pedalada foi o ponto alto de uma campanha que vem sendo realizada ao longo do mês de novembro, mês escolhido como símbolo do combate à doença. Antes de sair pedalando pelas ruas, os participantes se concentraram na Praça do Pequi, na Vila Santo Antônio.

Durante todo o mês de novembro a prefeitura realizou diversas ações para conscientizar os cidadãos sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e ainda orientar sobre tratamentos. As unidades de saúde de São Félix do Araguaia realizaram diversos atendimentos para os cidadãos com palestras, consultas, realização de exames, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, entre outras atividades.

Acompanhando a atividade, a prefeita Janailza Taveira Leite, esclarece que a promoção da Saúde, por meio do novembro Azul, alcançou metas traçadas na sua gestão. “Houve um crescimento significativo e visível, quanto à adesão da população a prática de atividades físicas. O passeio ciclístico reuniu um número grande de homens. Pedalar foi um dos incentivos na busca de uma vida sem o sedentarismo, para prevenir muitas doenças, inclusive o câncer.  A Prefeitura entende que a saúde do homem vai muito além da prevenção do câncer, deve ser um cuidado diário”, pontua.

A Secretária de Saúde do município, Rosane Farias, afirma que, “o mais importante é fazer o homem a procurar um médico, mesmo que não esteja sentindo nada, pois o câncer de próstata na fase inicial não apresenta sintomas. É nesse momento que o homem deve procurar um posto de saúde ou urologista, para que tenha chances maiores de cura, se for diagnosticado com a doença”.

É depois dos 45 anos que o homem começa a viver o auge da sua vida. Essa é a idade do amadurecimento e da experiência. É o momento ideal para você tomar a decisão de fazer e exame de próstata preventivo, pelo bem de sua saúde e de seus familiares. Procure logo o seu médico e previna-se enquanto é tempo!

O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre ciclistas, homens, mulheres, que percorreram as principais ruas e avenidas do centro da cidade. Ao final do percurso, que contemplou as principais ruas da cidade, foram sorteados diversos brindes entre os participantes.