< id="top" class="post-template-default single single-post postid-7497 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 09 de Dezembro de 2019

Representante da Energisa participa de reunião com prefeita e vereadores

A prefeita Janailza Taveira Leite, Secretário de Administração; Wemes leite e os vereadores Rita Gomes presidente, Jusmar Alves, Dilson Bezerra e João Neto, participaram de uma reunião na tarde desta quarta-feira (13), no gabinete da prefeitura com o Analista Comercial da Energisa, Weghem Parreira Lopes.

Um dos principais motivos da reunião foi o de estreitar as relações com o executivo e o legislativo municipal, levantando as demandas e questionamentos quanto à prestação de serviço da empresa tanto na cidade como na zona rural.

O representante da Energisa, foi questionado pelos vereadores sobre as quedas constantes de energia elétrica que chegam a queimar vários aparelhos domésticos e também sobre as dificuldades que as pessoas tem de comprovar que o eletrodoméstico foi realmente queimado durante a queda de energia.

Sobre as quedas constantes aquelas que dá um pique, fica um ou dois minutos e retorna, ele falou que a Energisa tem um equipamento em Confresa  que chama Compensador Síncrono é uma máquina projetada que irá atuar na estabilidade de tensão na região do Araguaia, reduzindo desta forma o número de vezes que os clientes têm o fornecimento de energia elétrica interrompido.

Este Compensador está fora de operação desde o mês de maio deste ano e que está vindo uma equipe da Alemanha para colocar ele em operação, dentro de 15 ou 30 dias, e que essas quedas de um, dois minutos após a instalação não vai mais acontecer. Ainda segundo Weghem, esse problema só será resolvido 100% quando a rede interligar com o estado do Pará que será a partir de outubro ou novembro de 2020. Porque hoje só tem uma linha que é a de Querência, se der um problema lá toda região sente, quando interligar com o Pará ficará duas fontes, esse problema de falta de energia vai ficar sanado.

A Energisa explica que o compensador foi uma das soluções encontradas, após estudos técnicos, para reduzir as interrupções de energia por oscilações na região do Araguaia. A distribuidora explica que como a energia precisa percorrer todos esses mil quilômetros até chegar aos municípios mais próximos da divisa com o Pará, a mesma quando chega aos consumidores apresenta instabilidade, causando oscilação e interrupções.

Quanto a dificuldade das pessoas que procuram a Energisa para reclamar que seu aparelho queimou devido a queda de energia ele falou que vai levar essas reclamações para o setor responsável da empresa.