< id="top" class="post-template-default single single-post postid-7470 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 09 de Dezembro de 2019

Araguaia Cidadão chega em São Félix do Araguaia

A Caravana do Projeto  Araguaia Cidadão  2ª Etapa passou  em São Félix do Araguaia  no último final de semana, dias 09 e 10 o evento foi realizado na Escola Cooperin com início no sábado as 13:00 h e término as 17:00. No domingo o evento iniciou as 09:00h e terminou as 17:00h, no sábado a partir das 11:00 h o pátio da escola Cooperin já estava lotado de pessoas que buscavam atendimento de justiça, saúde e cidadania. A expectativa era grande para os serviços oferecidos pelo projeto Araguaia Cidadão como: Orientações a respeito dos benefícios previdenciários e assistenciais, 2ª via de certidão de nascimento e casamento, confecção de RG e CPF conciliações, mediação de conflitos, orientações jurídicas, alistamento eleitoral, testes rápidos e doenças transmissíveis, exame de mama, vermifugação de animais e muitos outros, segundo informações da Policia Militar no primeiro dia do evento tinha cerca de mil pessoas em busca de atendimentos e no domingo cerca de mil e trezentas.

Na abertura do evento, o juiz coordenador Geral do projeto Araguaia Cidadão, José Antônio Bezerra Filho, agradeceu a prefeita Janailza Taveira Leite pelo apoio dado ao projeto, e ressaltou que é possível fazer a diferença na vida das pessoas. “Hoje eu falo em nome do presidente do Tribunal de Justiça e afirmo que todo esse evento foi pensado para trazer alento à população da região e o mérito é de uma equipe formada de muitas instituições, pois é por meio de cada um dos parceiros que voluntariamente aqui estão que faremos a diferença. Nós somos um instrumento de aproximar esses serviços da população local. É possível fazer mais quando todos têm o mesmo propósito e o único objetivo é doarmos o que pudermos ao próximo”, disse.

A prefeita Janailza, deu boas vindas a caravana do Araguaia Cidadão e agradeceu o Tribunal de Justiça de Mato Grosso por ter trazido um evento tão importante para a cidade e fez uma explanação dos serviços ofertados durante os dois dias em São Félix do Araguaia.

Além dos atendimentos, o evento contou com várias atrações. Apresentação da Banda de Música Municipal, Stander completo do corpo de bombeiros, Energisa com teatro e troca de lâmpadas, distribuição de presentes, parquinho para as crianças, biblioteca itinerante, teatro, apresentação de danças e músicas e a participação do Grupo Indígena do líder Iwraru Karajá.

Ainda no sábado (09), as 18:00h na sede do Rotary Club, o Tribunal de Justiça em parceria com a prefeitura de São Félix do Araguaia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e o Cartório de Registro Civil, realizou o Casamento Social do Araguaia Cidadão, participaram da cerimônia 14 casais que sempre sonharam em oficializar o casamento. O objetivo do Casamento Comunitário foi promover a proteção da família e a inclusão social através da regularização do estado civil, especialmente para os casais que já convivem juntos e encontraram dificuldades financeiras de arcar com os valores de um casamento, oportunizando a oficialização da união.

Esta é a segunda etapa do Araguaia Cidadão e vai atender a cinco cidades da região. Além de São Félix do Araguaia, Santa Terezinha e Luciara serão visitadas as cidades de Novo Santo Antônio (12) e Cocalinho (14 e 15).

O projeto é desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e conta com os seguintes parceiros: Prefeituras; Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Cultura (Secel) Defensoria Pública, Politec, Tribunal Regional Eleitoral, Detran, Receita Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e Defesa Civil. Pelo Judiciário estão o Juizado Volante Ambiental e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).