< id="top" class="post-template-default single single-post postid-7318 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 21 de Novembro de 2019

"Escrevendo uma nova história" ADM 2017-2020
Ultimas Noticias

Prefeitura de São Félix do Araguaia inaugura Hospital Municipal Prefeito João Abreu Luz e Pavimentação do Perímetro Urbano da BR 242

Depois de algumas adequações na estrutura o Hospital Municipal Prefeito João Abreu Luz foi inaugurado neste sábado 12 de outubro, e representa uma das obras mais significativas da atual gestão na área da saúde.

A inauguração contou com a presença do senador Wellington Fagundes, secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, do presidente da AMM, Neurilan Fraga, deputados estaduais; Max Russi, Avalone e Paulo Araújo, deputado federal Nelson Barbudo, superintendente do DENIT – MT; Orlando Fanaia, vice-prefeito José Divino, presidente da câmara Rita Gomes, secretária municipal de saúde; Rosane Maciel, Crisley Araújo; diretora do escritório regional de Saúde, prefeitos e vereadores de São Félix e  região.

De acordo com a prefeita Janailza Taveira, o hospital municipal era uma demanda antiga do município. Iniciada na gestão do ex-prefeito João Abreu (2004-2007), as obras foram retomadas na sua administração que, com o aporte de recursos próprios e do estado, conseguiu concluir o prédio. “Às vezes é mais fácil iniciar uma obra do zero do que retomar uma paralisada. Mas esse desafio nós deixamos para trás, para realizar esse sonho da população de São Félix do Araguaia”, disse ela.

A diretora do Consócio Intermunicipal de Saúde (CISA) e Secretária da Saúde do Município, Rosane Farias, pontuou que a inauguração do Hospital Regional é uma obra que há muito tempo vem lutando para que fosse concluída e atender a população de São Félix do Araguaia e região. Rosane agradeceu a Deus, todos representantes do estado e os colaboradores do Hospital Municipal pela realização da sonhado e esperada obra.

Já a Diretora do Escritório Regional de São Félix do Araguaia; Crisley Suzane Rodrigues Araújo, não conteve a emoção ao falar da luta e batalha que passou para realização desse sonho. “Quero ressaltar que esse sonho começou no ano de 2002, uma batalha do ex-prefeito, Usley Gomes e iniciada na gestão do ex-prefeito João Abreu (2004-2007), chegando à prefeita Janailza que concluiu formidavelmente, se empenhou para que hoje pudéssemos comemorar esse momento histórico”, conclui Crisley.

Na oportunidade, representando à família do homenageado, ex-prefeito João Abreu Luz, a viúva Zumara Quedi agradeceu a prefeita Janailza, vereadores e todas as autoridades políticas que de certa forma contribuíra para realização da reforma e ampliação do novo Hospital Municipal que passou a se chamar, Hospital Municipal Prefeito João Abreu Luz. Muito emocionada Zumara fez um pronunciamento enaltecendo as características do homenageado sob a perspectiva de filho e demonstrando sua gratidão por tão justa honraria.

Em seu discurso a presidente da Câmara de vereadores de São Félix do Araguaia, Rita Gomes fez questão de destacar a emenda do Deputado Carlos Bezerra, no valor de um milhão e meio de reais de equipamentos para o novo Hospital Regional. “Parabenizo o Deputado Carlos Bezerra, os vereadores, servidores, a gestão por encarar o desafio e assumir a responsabilidade para resolver os problemas do município. O hospital municipal é uma obra sonhada pelo município e por qualquer cidadão são-felixcense”, frisou Rita Gomes.

Durante a solenidade, o presidente da AMM destacou que a inauguração de um hospital é sempre um momento histórico. Para Fraga, o principal benefício do investimento é descentralizar o atendimento, levando especialidades a regiões desassistidas e evitando o deslocamento de pacientes para as cidades polos e a Capital. Neurilan ressaltou ainda que os municípios precisam de mais apoio do estado e do governo federal para manter os serviços de saúde. “Já é difícil para o município realizar sozinho uma obra desse porte. O custeio do hospital, que conta com várias especialidades, pesa bastante para a prefeitura. Acredito que o governo do estado e a bancada federal estão sensíveis e ajudaram com recursos para a manutenção dos serviços”, afirmou.

O senador Wellington Fagundes destacou a luta pela abertura de um curso de medicina na cidade de Barra do Garças para atender a região. Ele explicou que essa é a única região que ainda não possui uma faculdade na área e que isso impacta na oferta de mão de obra. “Os prefeitos do interior têm muita dificuldade para encontrar profissionais da medicina que fiquem no município. Por isso, a formação de profissionais da área é extremamente importante”, argumentou.

Na ocasião, foram entregues moções de agradecimento aos políticos e profissionais que contribuíram com a melhoria dos serviços de saúde em São Félix do Araguaia. Entre os agraciados: Neurilan Fraga, Wellington Fagundes, deputado estadual, Max Russi, deputado federal Carlos Bezerra, superintendente regional do Dnit, Orlando Fanaia e o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, além dos servidores do Cisa e os médicos do município, Baltazar Caetano Fernandes e Cecílio Benício da Silva.

O Hospital, localizado na Rua da Saudade, Vila Santo Antônio, dispõe de 40 leitos, clínica cirúrgica, médica, pediatria e ortopedia, além de dois centros cirúrgicos, box de emergência e laboratórios. Cerca de 70 profissionais atenderão os pacientes do município, de São Félix do Araguaia, Luciara e Alto Boa Vista. A estrutura será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia (Cisa).

 

 

Com a presença do Senador da República Wellington Fagundes, Deputado Estadual Max Russi, Superintendente do DENIT – MT, Orlando Fanaia, Presidente da AMM, Neurilan Fraga, presidente da Câmara, vereadora Rita Gomes, vice-prefeito José Divino, representantes da empresa VF Gomes, vereadores, secretários servidores públicos, lideranças e moradores da comunidade a Prefeita Janailza Taveira Leite inaugurou a pavimentação asfáltica da BR 242, perímetro urbano. Em seguida aconteceram os discursos das autoridades.

A prefeita Janailza Taveira Leite se mostrou orgulhosa pela conclusão das obras. “Graças ao senador da República Wellington Fagundes, deputados federais, estaduais e a câmara municipal de vereadores esta obra foi realizada. No nosso governo sempre dizemos que estamos à disposição dos parceiros que queiram ajudar o Poder Executivo a escrever uma nova história para São Félix do Araguaia. Nós conseguimos realizar várias obras graças a essas parcerias e estamos buscando mais recursos visando construir mais asfalto em outros setores da nossa cidade”, frisou a Chefe do Executivo.

Os 1.200 metros do asfalto da BR 242 foram realizados pelo DNIT através da empresa VF gomes, sem custos para o município.