< id="top" class="post-template-default single single-post postid-7257 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 20 de Outubro de 2019

Campanha de vacinação contra o sarampo no município inicia na próxima semana

Inicia na próxima segunda-feira, 07 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Até o dia 25 de outubro, os são-felicenses terão um importante compromisso no mês, para garantir a saúde das suas crianças e contribuir para a redução do risco de reintrodução de doenças consideradas extintas no país. O Dia D de mobilização nacional está marcado para o dia 19 de outubro.

A Prefeitura de São Félix do Araguaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará vacinando neste período as crianças não vacinadas de 06 meses e os menores de 05 anos (04 anos 11 meses e 29 dias), em 03 unidades de saúde.  A Campanha do Ministério da Saúde tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra o sarampo nos municípios, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do sarampo.

O sarampo no Brasil — e como vai funcionar a campanha

De acordo com um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro, foram confirmados 5.346 casos de sarampo no Brasil. A maior parte dos diagnósticos está concentrada em 153 municípios de São Paulo (97,5%), principalmente na região metropolitana.

Ainda assim, o número de estados com transmissão ativa da doença já chega a 17. E isso reforça a importância de uma campanha de vacinação por todo o país. Em 2019, o governo decidiu dividir a ação em duas fases. Cada uma é focada em um público diferente que estaria mais suscetível à infecção por sarampo.

Entre 7 e 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Além disso, haverá um Dia D em 19 de outubro. Cabe lembrar que, antes do primeiro ano de vida, a dose não entra na conta do Calendário Nacional de Vacinação. Ou seja, o bebê continuará precisando tomar mais duas injeções.

A vacina estará disponível nas seguintes Unidades:

Unidade Básica de Saúde I – Avenida 13 de Maio esquina com a Rua 08 Vila Santo Antonio.

Unidade Básica de Saúde II – Ao lado da Escola Cooperin, Centro .

Unidade Básica de Saúde da Família Rural Avenida Dom Pedro Casaldáliga enfrente o Ginásio de Esportes – Vila Santo Antônio.

Das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

O dia “D” será realizado no dia 19 de outubro (sábado) das 07:00h às 17:00h, nas Unidades Básicas de Saúde.