< id="top" class="post-template-default single single-post postid-7234 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 16 de Outubro de 2019

Prefeitura promove curso sobre agricultura urbana orgânica

A Prefeitura de São Félix do Araguaia, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou entre os dias 17 e 19 de setembro na Escola Cooperin, um minicurso de agricultura urbana orgânica.

Para o Biólogo e facilitador Aldiney Pereira Milhomem a experiência foi muito positiva e poderá servir como um prelúdio para realização de outros cursos e a implantação de um programa de agricultura urbana em nosso município.

Para a aluna Maria Clara Medeiros, o curso foi muito importante, bem explicado pelo facilitador Aldiney, aprendeu as técnicas da agricultura urbana e disse está muito feliz por ter participado e recebido o certificado.

A aluna Maria Domicilia achou interessante o curso de agricultura urbana, porque aprendeu a cultivar alface, cebolinha e outras hortaliça em casa.

A agricultura urbana é aquela praticada dentro ou arredor da área urbana, é uma prática complementar as atividades agrícolas, desenvolvida no meio rural com um diferencial de está integrada ao meio urbano proporcionando contato com a natureza, onde as pessoas podem produzir o seu próprio alimento; criar espaços verdes nas cidades; destinos para resíduos orgânicos produzidos em casa; reduz o desperdício, além de alternativa econômica entre outros benefícios.

Agricultura Orgânica Urbana

Por se tratar de uma agricultura familiar a agricultura urbana pode ser produzida de forma orgânica, livre de insumos agrícolas e, inclusive, utilizando o lixo orgânico urbano e a água das chuvas para a irrigação.

Reaproveitamento de Lixo Orgânico

O centro urbano possui grandes quantidades de materiais que devem ser reaproveitados na agricultura orgânica urbana, diminuindo o lixo orgânico e reutilizando os nutrientes daquilo que para muitos era considerado descartável.

Uso de Pequenos Espaços

O uso de pequenos espaços para produção de alimentos, plantas ou até mesmo de ervas medicinais, faz com que o consumidor tenha acesso à alimentos mais frescos e com teor nutricional mais alto que dos alimentos produzidos em larga escala, que recebem agrotóxicos e demais produtos químicos usados para administrar produção de alimentos em massa.

agricultura urbana orgânica tem se mostrado a melhor alternativa para o abastecimento de alimentos para as cidades, principalmente por diminuir a distância entre a produção do alimento e o consumidor final. Mas também por ser uma alternativa mais saudável em relação aos produtos da agricultura convencional.