< id="top" class="post-template-default single single-post postid-7206 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 16 de Outubro de 2019

Prefeitura de São Félix do Araguaia participa da primeira travessia da Balsa PIPES e acompanha a Caravana da Integração na Ilha do Bananal

Na manhã deste sábado, 21, A prefeita de São Félix do Araguaia – MT; Janailza Taveira Leite, vereadores e secretários acompanharam a Caravana da Integração na primeira travessia da Balsa PIPES que ligará o município de São Félix do Araguaia ao Estado do Tocantins. No local do embarque, a população ainda contou com música, e uma ação onde os participantes de forma positiva fizeram questão de apoiar o novo transporte de embarcação na cidade. A saída de São Félix do Araguaia fica na estrada da Praia do Morro, as margens do Rio Araguaia. A viabilidade deste serviço é um projeto da prefeitura de São Félix do Araguaia em parceria com os governos dos estados de Tocantins e Mato Grosso.

A cerimônia de inauguração da nova balsa foi rápida e contou com a participação da população de São Félix do Araguaia e região. A embarcação é a primeira que funcionará com valores simbólicos, onde os turistas, indígenas e moradores serão os beneficiados pela interação entre os estados de Mato Grosso e Tocantins. Nessa primeira travessia, o movimento foi intenso, saindo das margens do rio Araguaia em São Félix do Araguaia, seguindo até o rio Javaé, na Ilha do Bananal e finalizando com um almoço com lideranças indígenas e políticas.

De acordo com prefeita Janailza, São Félix do Araguaia tem se mostrado uma das cidades mais bem preparadas para receber novas empresas, o mercado e seus clientes, que cada vez mais vem crescendo e lucrando, dando emprego para várias pessoas. “A balsa irá render bons frutos às economias municipais e indígenas e deve fazer com que o comércio seja movimentado. Temos buscado realizar e corresponder às expectativas da população e fazer com que a gestão seja uma gestão com bons resultados para a população de São Félix do Araguaia”, pontuou.

Chegar ou sair de São Félix do Araguaia pelo rio já é uma tarefa fácil a partir de agora, pois os valores cobrados ficavam impossíveis atravessar, mas hoje, com a implantação da Balsa PIPES, qualquer pessoa poderá atravessar pagando um valor simbólico antes e após será pago um pedágio aos indígenas, que ficarão isentos da taxa cobrada pela balsa.

Vale ressaltar que o desvio de trânsito nas BRs 158 e 242 para a travessia de balsa impulsionará o turismo e desenvolvendo economicamente toda a região, onde otimizará a logística de transporte de cargas e de turismo, em função do encurtamento de distancias e ligação com municípios de Tocantins, proporcionando desenvolvimento e investimentos nesta região de tão belas riquezas naturais.