< id="top" class="post-template-default single single-post postid-6667 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 16 de Setembro de 2019

SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA COMEMORA DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE COM AÇÃO EDUCATIVA.

O dia 5 de junho foi marcado pelo evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A prefeitura municipal através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a ANSA realizou uma vasta programação durante todo o dia, alunos da escola Cooperin e populares foram à sede do Rotary Club para discutir e apresentar ações de preservação ambiental.

O evento iniciou as 08h30min da manhã com uma palestra sobre a Preservação do meio Ambiente proferida pelo secretário de Agricultura Gerson Alves. Durante a palestra diversos temas foram abordados, como a participação de todos na preservação do meio ambiente, a necessidade de destinar corretamente os resíduos sólidos, a conservação do solo e da água, dentre outros, no final da palestra foram feitas várias perguntas dos alunos para o palestrante que respondeu todas sempre tentando atingir os objetivos da preservação.

No período da tarde o evento retornou às 13h30min com oficinas de reciclagem com duas artesãs, Neste trabalho, o principal objetivo foi de ensinar aos alunos de forma prática aproveitar materiais recicláveis.

A secretária Andressa Rodrigues Rocha, falou sobre a importância de ações desenvolvidas diretamente com a população, pois segundo ela apenas com maior integração entre poder público e população é possível uma maior conscientização das pessoas sobre a importância de cuidar dos recursos naturais. “O uso da educação ambiental deve ser aplicado no dia a dia, seja nas escolas, nas ruas, no trabalho, dentro de casa, envolvendo a participação de todos e não somente do poder público”, afirmou.

Esteve presente no evento o vice-prefeito  José Divino, representando a prefeita Janailza  Taveira Leite que estava em Barra do Garças, prestigiando o lançamento do programa de recuperação do Rio Araguaia o evento faz parte da Semana Nacional do Meio Ambiente e contou com a presença do Presidente da República  Bolsonaro.

Também prestigiaram o evento os secretários: Andressa Rodrigues, Meio Ambiente, Gerson Alves, Agricultura, Alexandre Cardoso, Turismo, Rosinéia Milhomem, Assistência Social, Paulo Rogério, Esportes e Lazer e Ana Lúcia representante da ANSA parceira no evento, diretora da escola Cooperin Rose, professoras e os brigadistas.

Criação do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Objetivos

A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intensão da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.

Importância e comemoração

Nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários e eventos são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial.

Em muito países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.

Esta data é muito importante nas escolas, pois os alunos, em estágio de formação, podem desenvolver uma consciência ambiental que é fundamental para o futuro do planeta.