< id="top" class="post-template-default single single-post postid-6583 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 22 de Setembro de 2019

PREFEITURA REALIZA V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Com o objetivo de estabelecer diretrizes e prioridades da política de saúde do SUS para o município a prefeitura de São Félix do Araguaia, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou a V Conferência Municipal de Saúde. O evento iniciou na quarta-feira (22), no Anfiteatro Tia Irene, Centro Comunitário e continuou durante a quinta-feira.

A conferência teve como temática geral. “Democracia e Saúde”, subdividida em eixos temáticos. I Saúde como Direito, II Saúde Mental, III Consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e IV  Financiamento do Sistema único de Saúde. A solenidade iniciou às 19:30h, com a formação da mesa de abertura.  Em seguida execução do hino nacional, executado pela Banda Municipal sob a regência dos maestros; Bruno Peixoto e Fernando Ferreira.

O secretário de Saúde de São Félix do Araguaia, Rafael Vieira, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da Conferencia Municipal de Saúde, para dar mais qualidade de vida e melhores condições a população “Eu  quero agradecer por esse momento que é importantíssimo para nosso município. A conferência é um marco para a saúde do município, porque é aqui que nós vamos discutir onde é que está nossos problemas; vamos elaborar propostas juntos; para que a gente possa dar aos munícipes a saúde que eles merecem”, afirmou o secretário.

Em sua fala a prefeita Janailza Taveira Leite, deus boas vindas a todos e fez um agradecimento especial aos servidores da Saúde do interior e da sede, vereadores a mesa de autoridades a toda comunidade presente e através da Senhora Ana Paula Louzada dos Anjos, do COSEMS, enviou agradecimentos ao Governador do Estado Exmo. Senhor; Mauro Mendes e ao Secretário Estadual de Saúde. Senhor Gilberto Figueiredo, pelo que eles vem fazendo em prol da saúde do município de São Félix do Araguaia, fazendo os repasses para o Hospital e fazendo o pagamento da atenção básica.

A prefeita listou os principais avanços da saúde durante sua gestão.“Estamos aqui em prol de uma saúde melhor, para que a gente consiga dar passos mais largos. Todo investimento que a gente faz na saúde, o que a gente está melhorando, é com um intuito só: o bem-estar da população”, disse a prefeita.

Finalizando ela deu uma ótima notícia aos ACS’s. Agentes Comunitários de Saúde de São Félix do Araguaia sancionou a Lei Ordinária nº 883/2019 a qual regulamenta e torna servidores efetivos e legítimos do Município, os quais passam a serem assegurados pelo regime próprio de previdência – IPASFA era uma luta de muitos anos e nesta noite foi sacramentada parabéns a todos os Agentes Comunitários de Saúde do Município, finalizou.

Os principais pontos discutidos sobre melhorias serão levados para a Conferência Estadual, que acontece em junho. Sucessivamente as sugestões também serão levadas para a Conferência Nacional.

É na etapa municipal que serão eleitos os delegados que vão participar da etapa estadual, assim como serão formuladas as diretrizes para a saúde em três esferas, sendo elas: Estadual, do Distrito Federal e Nacional referentes ao tema e aos eixos temáticos.

O evento contou com importantes palestras: Saúde como Direito, com a palestrante Crisley Suzane Rodrigues, Diretora do Escritório Regional de Saúde de São Félix do Araguaia.

Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS, com Ana Paula Louzada dos Anjos do COSEMS/MT(Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso).

Saúde Mental, com Coraci Dias (Psicóloga do Município).

No final da Conferência os participantes elegeram os delegados que representarão o Município de São Félix do Araguaia na Conferência Estadual de Saúde no próximo mês de junho. Os delegados eleitos como titulares: Madeilene Abreu Silva, representando os trabalhadores da saúde, Aldenora Santos Cruz e Cristiano Milhomem, representando os usuários do SUS e Thayane Ramos Botelho; E os suplentes, Eurides Luz, Gerson Alves dos Santos, Janaina Taveira e Rosa Lucia.

A mesa de autoridades além da prefeita Janailza e do secretário Rafael Vieira, contou com a presença da Presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Félix do Araguaia e Presidente da 5ª Conferência Municipal de Saúde, Madeleine Abreu Silva, Rita de Cássia Rodrigues, Presidente da Câmara de Vereadores, Crisley Suzane Rodrigues Araújo ,Diretora do Escritório Regional de Saúde, Andreia Oliveira Pinheiro, Secretária Executiva do CISA, Ana Paula Louzada dos Anjos, do COSEMS/MT, Coraci Dias, Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde.