< id="top" class="post-template-default single single-post postid-6122 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 20 de Junho de 2019

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

A Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia através da Secretaria Municipal de Saúde realizará durante os dias 08, 09 e 10 de abril, segunda, terça e quarta-feira, mais uma campanha de doação de sangue “Venha Você Também Ser Um Sangue Bom”, o objetivo é fazer com que mais cidadãos tenham a doação de sangue como um hábito.

A campanha para doação de sangue será realizada na Unidade Básica de Saúde da Família Rural, enfrente o Ginásio de Esportes, Vila Santo Antônio.

As doações acontecerão das 08h00min às 11h00min e das 14h00min ás 17h00min. Os doadores devem estar alimentados e estarem descansados por pelo menos 1h.

A Secretaria de Saúde São Félix do Araguaia, através do secretário Rafael Vieira, convida a todos para se tornarem  doadores de sangue e heróis da vida real. “A doação voluntária visa aumentar os estoques no banco de sangue e estimular a coleta regular e o mais importante, salvar vidas,” afirma o secretário.

Critérios para a doação

Documentação: Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Ter entre 18 á 60 anos.

Gozar de uma boa saúde.

Ter peso superior a 50 kg.

Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

Não estar grávida e nem amamentando.

Não ter tomado vacina no último mês.

Não ter tido febre e nem gripe nos últimos quinze dias.

Doar sangue é um ato de solidariedade ao próximo, venha você também ser um sangue bom.

Por que doar sangue?

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde.

O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.

Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.

Lembre-se:

• Sangue não se fabrica artificialmente;
  • O sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo;
  • A quantidade doada é reposta rapidamente;
  • Você só doa novamente se quiser. A doação de sangue não vicia;
  • A doação acontece em ambiente confortável e limpo;

O doador é atendido por pessoal capacitado e qualificado para esta função.