< id="top" class="post-template-default single single-post postid-6009 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 20 de Junho de 2019

Prefeitura de São Félix do Araguaia realiza II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A Prefeitura de São Félix do Araguaia – MT, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), realizou na tarde de sexta-feira, 22, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa O evento foi realizado no Centro de Convivência da Melhor Idade, localizado na Vila Santo Antônio, a Mesa Diretora contou com a presença da prefeita Municipal; Janailza Taveira Leite, Secretária de Assistência Social; Rosinéia dos Santos Milhomem Lima;  Presidente do Club dos Idosos Nossa Senhora das Graças; Valdomira Almeida Freitas e do presidente do COMDIPI, José Ferreira Dias.

A Secretária de Assistência Social frisou a importância do evento para a efetivação das políticas públicas voltadas para a melhor idade. “A conferência mostrou o reconhecimento ao idoso e a todas as ações do poder executivo em prol da melhor idade. No evento tivemos a oportunidade de avaliar as políticas públicas que o poder executivo oferece para a Melhor Idade, artesanato, dança promoção da socialização entre outros e em breve contará com hidroginástica. São Félix do Araguaia hoje se destaca no cenário regional no atendimento ao idoso e isso é motivo de orgulho para nós” explica.

Na sequência a Presidente da Melhor Idade; Valdomira ressaltou em seu discurso a importância da realização do evento. “Queremos para os idosos são-felicenses, políticas públicas que visem proporcionar um envelhecimento ativo, com dignidade e com direitos garantidos”.

A prefeita Janailza Taveira falou sobre a Conferência Municipal do Idoso. “Graças à participação de diversos representantes do município, em especial dos nossos idosos. Tenho certeza que, com base no que foi discutido no evento, iremos trabalhar cada vez mais para continuar garantindo os direitos dos idosos e também melhorar a qualidade dos serviços que oferecemos a eles. Não poderia deixar de agradecer a presidente do Club dos Idosos Valdomira, Presidente do COMDIP, Jose Ferreira Dias e a secretária Rosinéia Milhomem  pela realização do evento e principalmente, agradecer a presença de todos que compareceram e contribuíram para a realização da II Conferência Municipal do Idoso de 2019”, finalizou a prefeita.

Já assistente social do município; Marta Milhomem falou do cenário regional no atendimento ao idoso, também explanou sobre as leis de proteção e garantia de direitos da pessoa idosa, criadas ao longo dos anos, destacou que lutar pelos direitos dos idosos é um motivo de orgulho para ela.

A Conferência do Idoso teve como objetivo debater temas relevantes para o campo do envelhecimento; sensibilizar a sociedade para o contexto do envelhecimento da população; propor ações para a ampliação da participação das pessoas idosas no âmbito social e familiar; promover a ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde da pessoa idosa e propor ações para a promoção do protagonismo e empoderamento da pessoa idosa. Conforme o Assistente Social Rosinéia, a II Conferencia foi um momento democrático, e o objetivo da conferência foi fazer com que os idosos se manifestassem as suas necessidades locais. Assim, pode debater as principais demandas de cada eixo, para que sejam encaminhadas ao conselho estadual.

Nesta 2ª edição a Conferência teve como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, e como principais eixos a serem trabalhados: “Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas”; “Educação: assegurando direitos e emancipação humana”; “Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”; e “Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas”.

Ao final, foram eleitos dois delegados para a Conferência Estadual do Idoso, sendo um representante da sociedade civil e um representante do setor público.