< id="top" class="post-template-default single single-post postid-5717 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 25 de Março de 2019

Casa para idosos é inaugurada em Alto Boa Vista – MT

Agora as cidades de Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia, Luciara e Novo Santo Antônio contam com um lar próprio para o abrigo de idosos em situação de vulnerabilidade. A “Casa do Idoso Viver Melhor” foi inaugurada nesta  última quinta-feira (08), em Alto Boa Vista e  conta com espaço suficiente para abrigar 10 pessoas.  A residência é ampla e confortável, De acordo com informações o imóvel está adaptado para atender às necessidades dos idosos, oferecendo segurança 24 horas, e servirá como referência para os demais municípios de Mato Grosso. Este é o primeiro projeto realizado na região Norte do Araguaia e tem o objetivo de acolher, interagir e oferecer qualidade de vida aos idosos. Um espaço inovador e adaptado aos idosos.

A Casa do Idoso Viver Melhor é uma parceria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Prefeituras de São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Novo Santo Antônio e Luciara.

O prefeito Valtuir disse se sentir honrado com a instalação da Casa do Idoso no Município de Alto Boa Vista e elogiou o ambiente. “É um espaço bacana, uma casa bonita com estrutura muito confortável”.

Em sua fala a prefeita Janailza Taveira Leite, disse ter certeza que a Casa do Idoso Viver Melhor, será um local com muito carinho e muito amor dedicado a esses idosos que vivem na melhor idade. Agradeço aos prefeitos dos municípios e suas equipes  e ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso na pessoa do Promotor de Justiça. Dr. Jairo José de Alencar Santos, pelo empenho na instalação desse maravilhoso abrigo.

Esta obra é um marco para o Ministério Público, uma luta do promotor Dr. Jairo José de Alencar Santos, da Comarca de São Félix do Araguaia, juntamente com os municípios. Trata-se de um diferencial, uma grande conquista e oportunidade para os idosos que precisa de políticas públicas voltadas para a qualidade de vida. A qualidade dos serviços dos municípios que serão oferecidos na Casa do Idoso é oferecer uma qualidade de vida e o bem-estar de seus frequentadores, além de cuidado mantendo o vínculo familiar, sem a necessidade de institucionalizar o idoso, ou seja, sem deixá-lo permanentemente em um residencial ou casa de repouso. No final do dia e nos finais de semanas, ele permanece em seu domicílio, convivendo com a família.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. O envelhecimento da população é uma das maiores conquistas da humanidade e também um dos grandes desafios das administrações. Com o aumento da expectativa de vida, todos desejam viver mais e melhor, no entanto, viver é envelhecer. O envelhecimento humano não deve ser sinônimo de solidão. Ter amigos, conversar, compartilhar emoções e experiências, receber atenção às necessidades básicas e ainda se divertir, contribui para uma melhor qualidade de vida em qualquer idade.

Participaram da cerimonia o Promotor de Justiça de São Félix do Araguaia. Dr. Jairo José de Alencar Santos, os Prefeitos Valtuir Candido da Silva, Alto Boa Vista, Janailza Taveira Leite São Félix do Araguaia, Adão Soares Nogueira, Novo Santo Antônio, representantes de Luciara, Secretários dos municípios parceiros, servidores e populares.