< id="top" class="post-template-default single single-post postid-5711 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 23 de Setembro de 2019

PREFEITURA ENTREGA TRÊS MICRO-ÔNIBUS ESCOLARES NO DISTRITO DE ESPIGÃO DO LESTE

A rede municipal de ensino de São Félix do Araguaia tem recebido cada vez mais investimentos. Além de melhorias na infraestrutura escolar e capacitação da equipe pedagógica, há também a preocupação com a ampliação e melhoria da frota escolar que diariamente transporta alunos da rede de ensino do município, prova disso é que a Prefeitura de São Félix do Araguaia, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por  meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entregou, neste sábado (09), três micro-ônibus escolar no Distrito de Espigão do Leste.

Os veículos são Volkswagen 8-160, cada um com capacidade para (29), vinte e nove estudantes. O investimento foi realizado através do programa federal Caminho da Escola, que visa garantir a qualidade e segurança do transporte escolar por meio da renovação da frota de veículos.

O investimento foi no valor de R$ 569.700,00, 00 (quinhentos e sessenta e nove mil e setecentos reais ), com contrapartida da Prefeitura de São Félix do Araguaia, no valor de R$ 88.020,00 (oitenta e oito mil e vinte reais).

Para a secretária municipal de Educação, Dinalva Ribeiro, a aquisição dos micro-ônibus, reforça o compromisso da gestão com a qualidade da Educação. “Essa é uma política que se faz muito importante na realidade das crianças, pois viabiliza o deslocamento delas para a escola, o que contribui beneficiando o rendimento escolar e, principalmente, diminuindo a evasão escolar”, pontua Dinalva Ribeiro.

A prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite, explicou a evolução que o município teve quanto a questão do transportes escolar, quando a gestão atual assumiu o município a despesa com transportes escolar era de 300 mil reais mês, devido a questão das linhas dos transportes terceirizados, a administração fez um reajuste e reduziu gasto em 2018 para 257 mil reais mês e com a entrega de mais esses três micro-ônibus o município vai economizar mais ou menos 50 mil reais mês, em 2019 chegando a economizar 150 mil reais, que poderão ser investidos nas escolas do município.

“A Educação possui uma relação muito forte com o desenvolvimento, ela é a base para a construção de um futuro de avanços. Sabendo disso, nós temos investido continuadamente nessa área, por meio de ações na infraestrutura de escolas, qualificação de professores e planejamento do que fazer para oferecer o melhor serviço aos são-felicenses”, concluiu a prefeita.

O Programa Caminho da Escola  foi criado em 2017 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

O programa também visa à padronização dos veículos de transportes escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições. O governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e em parceria como Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, oferece veículos com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registros de preços realizados pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar.

Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),que disponibiliza linha de crédito especial para aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Participaram da cerimonia de entrega, a Prefeita Janailza Taveira Leite, vice-prefeito, José Divino, vereadores; Cida Brandão e Mazinho da Água, Secretários Dinalva Ribeiro, Educação e Cultura, Wemes leite, Administração, Sub-prefeito do Distrito, Américo Alves, Diretora da Escola Alberto Nunes da Silveira, Romildo Menezes, Coordenador de Transportes da Educação, Carmem Aguiar Coordenadora da Secretaria de Educação, professores, servidores da Educação do Distrito e populares.