< id="top" class="post-template-default single single-post postid-5690 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 19 de Julho de 2019

Equipe da Força Aérea Brasileira chega à São Félix do Araguaia – MT para levantamento e inspeção da área do Aeródromo Municipal

Na tarde desta quinta-feira, 07, a prefeita de São Félix do Araguaia; Janailza Taveira Leite e equipe recepcionaram militares da Força Aérea Brasileira (FAB), que desembarcaram no Aeródromo Municipal de São Félix do Araguaia para fazer o levantamento e inspeção da pista, onde foi autorizado pelo Governo Federal, por intermédio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, recursos para a implantação de sistema de balizamento noturno no aeródromo de São Félix do Araguaia – MT. O investimento, que será de R$ 2.650.000,00 (dois milhões seiscentos e cinquenta mil reais), será realizado em atendimento à solicitação da Prefeita Janailza que após muita batalha nas idas e vindas à Cuiabá e Brasília, finalmente as ordens de serviço para obras foram autorizadas pelo diretor do Departamento de Gestão do Programa Federal de Aeroportos (DPROFAA), Eduardo Henn Bernardi.

Essa é a primeira visita da equipe, que fará um levantamento técnico, onde e importância dessa vistoria é de suma importância, pois facilitará aos pilotos acessarem com maior segurança o aeródromo municipal. O município de São Félix do Araguaia tem um ganho muito grande no sentido de que quando tiver situações adversas no clima ou vôos noturnos, terá segurança maior por meio do acesso a esses dois instrumentos que garantirá melhorias e maior benefício para a população. O Estado também ganha com isso e a população agradece, já que o objetivo é oferecer uma estrutura de qualidade ao passageiro, com opções de vôo e preço mais acessível. A obra será administrada e executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e a prefeitura irá apenas acompanhar e fiscalizar os trabalhos.

O Programa Regional de Aviação (PAR) foi criado com o objetivo de interligar os municípios brasileiros e democratizar o acesso ao transporte aéreo e reduzir o custo das viagens no interior do País, pois as pessoas sabendo que tem o vôo começam a habituar-se a viajar de avião e começam a fazer disso sua rotina, além de levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras. Com o sistema de balizamento irá possibilitar o desenvolvimento do município e, também, o transporte de enfermos com mais qualidade, inclusive, durante a noite.

O balizamento noturno é um sistema de iluminação instalado ao redor da pista de pouso, táxi e estacionamento de aeronaves. Ele permite ao piloto identificar a localização exata da pista de pouso a grandes distâncias durante vôos noturnos ou em situações de visibilidade reduzida. As lâmpadas indicam o início da pista, o posicionamento e as áreas de estacionamento dos aviões.