< id="top" class="post-template-default single single-post postid-5585 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 21 de Fevereiro de 2019

JANEIRO BRANCO: SECRETARIA DE SAÚDE ATRAVÉS DO CAPS REALIZA PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de São Félix do Araguaia realizou na manhã desta quinta-feira (24), mais uma etapa da campanha Janeiro Branco o evento foi realizado na sede do CAPS Araguaia Karajá.

O “Janeiro Branco” é uma campanha concebida e realizada por psicólogos em parceria com todos os demais profissionais da Saúde do Brasil para divulgar a importância de se cuidar da Saúde Mental.

O evento iniciou as 08h da manhã, com a Coordenadora do CAPS. Claudenora  Amorim dando boas vindas a todos os participantes em seguida, ela convidou a Prefeita Janailza Taveira Leite que falou da importância da Campanha Janeiro Branco, onde a ideia é a de sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas (os) em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental e finalizou parabenizando toda equipe da Secretaria de Saúde e do CAPS pela realização de tão importante evento.

Depois foi a vez do Secretário de Saúde de São Félix do Araguaia Rafael Vieira falar um pouco sobre o Janeiro Branco, e agradecer a equipe pela realização da campanha, logo após a fala do Secretário deu inicio as palestras.

1ª Palestra: O que é a Campanha Janeiro Branco?

Palestrante: DR. Richard Crispim.

O médico do CAPS Dr. Richard Crispim, destacou que a conscientização se faz imprescindível uma vez que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito. “Atualmente, vivemos em um período em que hipervalorizamos as aparências. Buscamos aparentar que estamos sempre bem, e buscar ajuda profissional poderia ser um sinal de fraqueza. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida,”, disse Dr. Richard.

2ª Palestra: Como lidar com as emoções e os sentimentos sem adoecer a Saúde Mental.

Palestrante: Weslley Leão, psicólogo do DSEI Araguaia.

Já o psicólogo do DSEI Araguaia, Weslley Leão, frisou o Porque há sofrimentos que podem ser prevenidos. Dores que podem ser evitadas. Violências que podem ser impedidas, cuidadas ou reparadas. Exemplos que podem ser partilhados. Ensinamentos que podem ser difundidos em nome de povos mais saudáveis e mais bem resolvidos em termos emocionais. Muitas vezes, ao fim de cada ano, fazemos avaliações de como foi o ano que passou e de como queremos que o próximo seja, e a campanha propõe o debate e o planejamento de ações em prol de sua saúde mental. Com a campanha pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.

A psicóloga do CAPS Luciana Nasciute Curado esclareceu que a Campanha tem como objetivo abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais da nossa vida. “Devemos começar a nos preocupar e a cuidar da nossa saúde mental e procurar um profissional quando percebemos que, por algum motivo não estamos nos sentindo bem. Muitas vezes somos consumidos por estresse, tristeza, dificuldade nas relações, desânimo; e a terapia pode ajudar a nos sentir melhor e a descobrir como lidar com tais dificuldades. A terapia apenas nos enriquece como pessoa. Nos ajuda a lidar melhor com os outros, com o mundo e principalmente com nós mesmos. Aprendemos a superar nossas dificuldades, e principalmente, a identificar e aprender a lidar com nossas emoções”, finalizou a psicóloga.

O ciclo de palestras encerrou com uma Dinâmica de Grupo: Sensibilização das Emoções com a Psicóloga do CAPS:  Luciana Curado  logo após houve uma confraternização de encerramento.

Além da prefeita Janailza Taveira Leite participaram também do evento,  o Secretário de Saúde Rafael Vieira, Administração Wemes Leite, Turismo Alexandre Cardoso, Agricultura Gerson Alves, Esportes e Lazer Paulo Rogério, Educação Dinalva Ribeiro, Vereador  Dilson Bezerra, Diretora do Escritório Regional de Saúde de São Félix do Araguaia, Crisley Araújo, servidores da Secretaria de Saúde, equipe e pacientes do CAPS e  servidores do DSEI Araguaia.