< id="top" class="post-template-default single single-post postid-5202 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 20 de Janeiro de 2019

Prefeitura de São Félix do Araguaia e CMDCA realizam IV Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de São Félix do Araguaia através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizaram nesta quarta-feira, 28, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Rotary Clube.  A  prefeita, Janailza Taveira Leite, o Promotor de Justiça,  Dr. Jairo José de Alencar e o Presidente da Câmara de vereadores Antonio Miranda, prestigiaram o evento.

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências, a conferência possui um papel fundamental, como bem frisa Coraci. “É importante na apresentação de dados relativos às principais demandas, assim como a situação do município, no que diz respeito às estruturas, serviços públicos e programas destinados ao atendimento de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias”, completou.

A presidente do CMDCA, Coraci disse ainda que a conferência tem um papel importante na apresentação de propostas adequadas para o município e na avaliação de ações alternativas em prevenção a violência.

Em seguida a prefeita Janailza Taveira, em sua fala, reafirmou o compromisso da administração em contribuir com a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. Continuar promovendo a integração das políticas sociais, reduzir as situações de violação de direitos e fortalecer a participação e o controle social.

O Promotor de Justiça Dr. Jairo fez alerta aos presentes sobre este importantíssimo tema, apontou alguns desafios a serem enfrentados nas escolas e nos bairros da cidade, onde realizará várias ações para garantir o pleno acesso das crianças e adolescentes às políticas sociais, considerando as diversidades. Firmou o compromisso feito com os adolescentes em respeitar os pais, professores, e com a educação. E convidou a todos para participarem do evento que irá premiar os melhores alunos da turma e a melhor redação que tem como tema o Meio Ambiente.

O Psicólogo Junio de Sousa Alves frisou que é importante a participação da comunidade, dos alunos das escolas; Cooperin, Hilda Rocha e Tancredo Neves, ainda de acordo com Junio a Conferencia teve o seu objetivo alcançado ao discutir e propor propostas para política da Criança do Adolescente dentro do município de São Félix do Araguaia, durante todo processo da conferencia teve a participação de 110 pessoas da comunidade  de modo geral, entre alunos responsáveis, colaboradores da secretaria de assistência, outros colaboradores da prefeitura de São Felix do Araguaia.

A conferência municipal teve a participação ativa da sociedade civil, de movimentos sociais e de adolescentes que, contou com palestras temáticas dos eixos; I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança. Foram apresentadas propostas de ações e políticas públicas para a proteção integral à criança e ao adolescente.

As propostas foram debatidas e aprovadas em plenária e, em seguida, foram eleitos 5 (cinco) Delegados (a) e (5 suplementes) que participarão da IV Conferência Estadual dos Direitos da Criança do Adolescente, sendo 2 jovens, 1 Conselheiro Tutelar, 2 representantes do Conselho Municipal do direito da Criança e do Adolescentes, onde 01 pertence a sociedade civil e outro direito governamental.Os eleitos irão representar o município na etapa estadual da décima Conferência do Direito da Criança do Adolescente em Cuiabá, no mês de junho de 2019.

Todas as propostas apresentadas foram aprovadas e serão aproveitadas no trabalho de proteção à criança e ao adolescente. “Todas as idéias serão consideradas no trabalho a ser desenvolvido pelo CMDCA”, garante a presidente.

Fizeram parte da composição da mesa a prefeita Janailza Taveira Leite, presidente da Câmara de vereadores Antônio Augusto Miranda Sousa, Promotor de Justiça de São Félix do Araguaia, Dr. Jairo José de Alencar Santos, Presidente do CMDCA, Coraci Dias Marinho a  Assistente Social , Andréia Cirqueira Barbosa, representando a Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Rosinéia Milhomem e aluna Maria Victoria, representando os adolescentes.