< id="top" class="post-template-default single single-post postid-4830 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 17 de Outubro de 2018

Prefeitura realiza 1ª Pedalada de valorização da vida

Com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e trabalhar formas de prevenção, é realizada, durante este mês, em todo o Brasil, a campanha Setembro Amarelo.

Em São Félix do Araguaia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), também promoveu a campanha. Iniciando as ações, na sexta-feira (14), 16h00min com a 1ª Pedalada de valorização da vida, saindo da Praça do Pequi Vila Santo Antônio até a Avenida Araguaia onde teve apresentação da Banda de Musica Municipal, dança Indígena com os Karajá da Aldeia Santa Izabel, alongamento com a fisioterapeuta Aracina, palestras falando sobre prevenção ao suicídio e encerrando com musica ao vivo Marcos Miranda e Yonara Miranda animando todos no evento.

A prefeita Janailza fez a abertura do evento dando as boas vindas a todos os presentes e agradecendo os servidores da Secretaria de Saúde e do CAPS, organizadores da 1ª Pedalada pela valorização da vida e reforçou que o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção em seguida passou a palavra para as psicólogas do município para falar sobre a campanha Setembro Amarelo.

Na oportunidade, a psicóloga do CAPS Luciana, em parceria com as psicólogas Juliana, Coraci e Lorraine do DSEI, abordou orientações para a prevenção do suicídio, bem como a desmitificação de alguns preconceitos que existem em torno do tema, a intenção é dar uma sacudida nestes medos e tabus.

“Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam as pessoas com tendência ao suicídio demonstram sinais que requerem atenção e cuidados. É muito importante que exista o apoio àquela pessoa para que ela se sinta protegida, amada e com possibilidades de seguir adiante seu caminho”, ressaltou a psicóloga.

Em seguida tivemos palestras com os representantes religiosos falando sobre o suicídio. Pastor Ailton Rodrigues representando as igrejas Evangélicas, Padre Ivo representando a Igreja Católica e o Dr. Baltazar representando o Centro Espirita Caminheiros da Esperança, todos falando sobre esse importante evento Setembro Amarelo mês de prevenção ao suicídio.

O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2015 em todo o país e visa à conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio é uma campanha que busca trazer o diálogo e prevenir o suicídio. 90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.