< id="top" class="post-template-default single single-post postid-3779 single-format-standard">
segunda-feira , 24 setembro 2018

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 24 de Setembro de 2018

Prefeitura inicia Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos na próxima segunda-feira

Para melhorar a cobertura vacinal contra a raiva entre cães e gatos, a Secretaria Municipal de Saúde de São Félix do Araguaia inicia na próxima segunda-feira (06) uma campanha de vacinação antirrábica ampliada e itinerante, envolvendo comunidades rurais e áreas urbanas.

As doses serão distribuídas durante os meses de agosto e setembro.

A raiva é uma doença 100% letal ao ser humano. O vírus é transmitido do animal para o homem, principalmente por meio da mordida. Cães e gatos são os principais transmissores da doença. A vacina é a única forma de prevenção.

Entre os sinais clínicos da doença, é possível destacar que os cães se tornam mais agressivos, mordendo pessoas, animais e objetos, ou ficam tristes, procurando lugares escuros. O latido se torna diferente do habitual; o animal tende a ficar de boca aberta, com muita salivação, recusa água e alimentos e tem dificuldade para engolir. Também há falta de coordenação motora; convulsão; e paralisia das patas traseiras.

Em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação duramente dez dias, em local seguro, para não fugir nem atacar pessoas ou outros animais. Ele deve receber água e comida normalmente.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por Lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por conseqüência para a população humana.

Quais documentos levar para que seu cão ou gato seja vacinado?

O proprietário deve levar o cartão de vacinação com o nome do animal. Este comprovante é um documento, atestando a vacinação contra a raiva do seu animal, com validade de um ano.

Informações úteis:

• A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
  • A vacinação é anual;
  • Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarréias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
  • Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
  • Banho deve ser normal.

Outras informações:

• Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;
  • Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;
  • Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

1. Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;
  2. Identifique o animal agressor e seu proprietário;
  3. Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;
  4. Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com a Vigilância Ambiental. A equipe de vacinação estará vacinando os animais na zona urbana de 06 a 31 de agosto e na zona rural de 01 á 30 de setembro.