< id="top" class="post-template-default single single-post postid-3729 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 16 de Novembro de 2018

Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia e CMDCA realizam Primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2017/2020

A Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia-MT realizou no dia 28 de junho as 13h00 min. horas no Rotary Clube o 1° Fórum Comunitário Selo Unicef Edição 2017-2020.

O Selo UNICEF busca mobilizar os municípios para qualificar as politicas públicas de promoção, defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes. Tendo como objetivos:

1- Garantir politicas especializadas para crianças e adolescentes excluídos.

2- Garantir politicas sociais de qualidade para crianças e adolescentes vulneráveis.

3- Prevenir e desenvolver respostas às formas extremas de violência.

4- Promover o engajamento e participação dos cidadãos.

A mesa de Autoridades foi composta pela Presidente do CMDCA; Coraci Dias de Sousa, vice-prefeito José Divino Martins Rocha, Presidente da Câmara vereador Antonio Augusto Miranda de Souza, Secretária de Educação e Cultura ; Dinalva Ribeiro, Secretária de Assistência Social; Rosinéia dos Santos Milhomem, Secretário de Esportes e Lazer: Paulo Rogério Martins de Oliveira, Secretária de Meio Ambiente: Andressa Rodrigues Rocha e de Saúde Elói Calixto Megiani Maia.

A prefeita de São Félix do Araguaia; Janailza Taveira Leite, que não pôde participar, por conta da agenda em Cuiabá, foi representada pelo vice-prefeito; José Divino Martins Rocha que ressaltou a importância da participação de todos na construção de políticas públicas que contemplem crianças e adolescentes.

Nos discursos autoridades e representantes da sociedade destacaram a importância do trabalho articulado entre as secretarias para que as ações voltadas às crianças e adolescentes possam efetivamente melhorar os indicadores. A presidente do CMDCA; Coraci de Sousa destacou que o objetivo do evento, a Comissão Intersetorial e a composição do NUCA. Em seguida Coraci apresentou diagnóstico em razão das desigualdades e a situação atual do município. De acordo a presidente, várias ações bem relevantes já foram desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, demonstrando resultados alcançados com os eventos promovidos no município com a participação de crianças e adolescentes.

A articuladora do Selo Unicef, Zali Santos Ferreira, apresentou a metodologia do 1º Fórum Comunitário, reforçou sobre os objetivos do selo, expondo quais as ações devem ser realizadas  pelo município, enfocando que esta é mais ação estratégica de participação social obrigatória que trará resultados positivos ao município, ao serem apresentadas propostas construídas em equipe com a participação dos adolescentes.

Segundo Presidente do Legislativo; Antonio Miranda, o evento é um ‘pontapé inicial’ para obtenção da edição 2017/2020 do Selo Unicef. “Cuidar das crianças e adolescentes e estabelecer um plano de ação para trabalhar as políticas públicas é trabalhar no futuro de São Félix do Araguaia”, destaca o presidente.

A Secretária de Assistência Social, Rosinéia Milhomem, destacou que ver o Selo Unicef como uma carta de referência do Município, que em todo o Estado é destaque pelas Políticas Públicas desenvolvidas em várias áreas. Já o Secretário de Saúde Elói, reforçou que o sucesso do trabalho se dará pelos esforços de todos.

O mobilizador de adolescentes, Junio Souza Alves, destacou o papel dos jovens neste processo. “A participação dos jovens é importante, para que eles possam ter ‘voz’ e poder opinar na melhoria da sua qualidade de vida, nas diversas políticas públicas, voltadas para criança e adolescentes no município.

O Evento contou com a participação de 95 pessoas destes: Moradores da área rural: 11; servidores municipais: 52; Servidores Estaduais: 01; Entidades participantes: Secretaria Municipal de Administração; Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Esporte, Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar, Policia Civil.

Escolas participantes: Urbana:Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves, Escola Estadual Professora Hilda Rocha Souza, Escola Particular Cooperativa de Ensino Integração. Rural: Escola Alberto Nunes da Silveira, Escola de Pontinópolis e Escola Municipal São Sebastião Chapadinha.

Crianças e Adolescentes: 38

Indígenas: 03