< id="top" class="post-template-default single single-post postid-3112 single-format-standard">
sábado , 16 dezembro 2017

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 16 de Dezembro de 2017

A Secretária Municipal de Saúde intensifica as ações no final do ano.

Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, mundialmente conhecida como Movember, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. A campanha teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode — que, na época, estava fora de moda — crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina.

Neste ano de 2017 a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação coletiva no dia 30/11 no Centro de Diagnóstico, onde foram realizadas ações educativas sobre câncer de próstata e solicitação de exames; avaliação nutricional; orientações sobre saúde do trabalhador; aferição de PA e orientações sobre diabetes e orientações e avaliação da saúde bucal para prevenção do câncer de boca.

Outubro Rosa

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Neste ano de 2017 a secretaria municipal de saúde realizou o dia D da campanha no dia 31/10, onde cada Unidade Básica de Saúde realizou o exame da mama e o Preventivo de Câncer de Colo do Útero em suas pacientes. No evento, contamos também com sorteios de brindes e ações educativas para conscientizar sobre a importância da prevenção na Saúde da Mulher.