< id="top" class="post-template-default single single-post postid-2716 single-format-standard">
quinta-feira , 19 outubro 2017

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 19 de Outubro de 2017

Direitos das crianças e jovens indígenas são tema de oficina em São Félix do Araguaia.

Entre os dias 22, 23 e 24 de agosto aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de  São Félix do Araguaia a Oficina “A Efetivação dos Direitos das Crianças e Jovens Indígenas e as Políticas Públicas”.  O evento teve como objetivo criar um momento de aproximação e trocas entre as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, sejam de âmbitos municipais, estaduais ou federais. É uma oportunidade para as instituições que atuam junto aos indígenas traçarem conjuntamente metas que garantam que os direitos sociais e culturais destes povos sejam atendidos.

Participam da Oficina a Prefeita Municipal de São Félix do Araguaia Janailza Taveira Leite o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Antônio Augusto Miranda o Promotor de Justiça Dr. Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, o Sr. Lusmar Soares Filho – Procurador da Procuradoria Federal Especializada da FUNAI, o Conselho Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente ( CEDCA) representada pela sua Presidente  Cleidi Eliane de Souza e as conselheiras Simone Garcia e Juliana, o Coordenador Regional Araguaia/Tocantins – Eduardo Márcio Batalha Macedo, a coordenadora do COGEM – Maria Helena Sousa da Silva Fialho, a mediadora Maria das Graças e instituições de diversos municípios da região, além de órgãos estaduais tanto do Mato Grosso como do Tocantins. Também estão presentes representantes dos povos indígenas Karajá, Javaé, Kanela do Araguaia, Xerente do Araguaia, Bakairi e Yawalapti

O evento é promovido pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de São Félix do Araguaia, e o apoio da Escola Superior de Magistratura Tocantinense, do DSEI Araguaia, do DSEI Tocantins, da Câmara dos Vereadores e da Secretaria de Saúde de São Félix do Araguaia.