< id="top" class="post-template-default single single-post postid-1934 single-format-standard">
domingo , 24 setembro 2017

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 24 de Setembro de 2017

"Escrevendo uma nova história" ADM 2017-2020
Ultimas Noticias

Secretaria de Saúde realiza a 1º conferência Municipal de Saúde da Mulher.

A prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde de São Félix do Araguaia realizou a Primeira Conferência Municipal de Saúde da Mulher com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade” e o Eixo principal é, a Implementação da política nacional de atenção integral a saúde das mulheres, o evento é aberto para a população e está acontecendo na Câmara Municipal de São Félix do Araguaia.

Os quatros eixos que foram discutidos:

Eixo Temático I – O papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.

Eixo Temático II – O mundo do trabalho e suas conseqüências na vida e na saúde das mulheres.

Eixo Temático III – Vulnerabilidades e Equidade na vida e na Saúde da mulheres.

Eixo Temático IV – Políticas públicas para as mulheres e a participação Social.

O evento teve sua abertura na segunda-feira 24, as 19:30 na Câmara Municipal de Vereadores com a composição do dispositivo de autoridades:

Representando a prefeita Janailza Taveira Leite participou o Vice-prefeito José Divino Martins da Rocha, Secretário Municipal de Saúde Elói Calixto Megiani Maia, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Antonio Augusto Miranda de Souza, Promotor de Justiça  Dr. Emanuel Filártiga Escalante Ribeiro, Defensora Pública Dra Laysa Bitencourt Pereira, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Creuza Gomes Luz, Diretora do Escritório Regional de Saúde Crisley Suzane Rodrigues Araújo e a representante dos direitos humanos da Prelazia de São Félix do Araguaia Dra Maria José Souza Moraes, todos os componentes da mesa falaram sobre a importância da Primeira Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, logo após a fala das autoridades tivemos uma palestra

com a Dra Maria José Souza Moraes falando sobre a Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade. A primeira noite do evento encerrou com um som ao vivo o Dr. Marcos Miranda cantou grandes sucessos da MPB.

Já na terça-feira o evento iniciou as 07:30 da manhã com o credenciamento e entrega de crachás aos participantes em seguida o Secretário de Saúde Elói Calixto Megiani apresentou o Regimento Interno  aos participantes logo após iniciou as atividades com uma palestra com o Dr Emanuel Filártiga Escalante Ribeiro. Vulnerabilidade e Equidade na vida e na saúde das mulheres em seguida foi a vez da Enfermeira do DSEI Araguaia Vitorina Neta Ribeiro Dias falar sobre o mundo do trabalho e suas conseqüências na vida e na saúde das mulheres.

após as duas palestra foram criados quatro grupos para trabalhos com levantamento de propostas em seguida a plenária final com votação das propostas e no final foi feita eleição para escolha dos delegados que irão participar da Conferência Estadual.

Representando o Governo: Elói Calixto Megiani Maia

Representando o Trabalhador da Saúde: Coraci Dias.

Representando usuários do SUS: Vitorina Neta Ribeiro e Junior de Souza Alves.