< id="top" class="post-template-default single single-post postid-15352 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 22 de Janeiro de 2022

"O Progresso Continua" ADM: 2021 - 2024

Projeto Amigos da Natureza em parceria com a Prefeitura de São Félix do Araguaia – MT solta mais de 5 mil tartarugas no Rio Araguaia

Na tarde desta quarta-feira (29), mais de 5 mil filhotes de tartarugas foram soltos em mais uma edição do Projeto Amigos da Natureza em parceria com a Prefeitura os filhotes foram soltos às margens do Rio Araguaia e em lagos próximos a cidade de São Félix do Araguaia – MT. A ação contou com a participação da Prefeita Janailza Taveira, Secretário de Administração; Wemes Leite de Turismo Alexandre Cardoso, Presidente da Câmara de Vereadores Américo Alves, Tenente Juliano Rebelo comandante da 2ª Companhia de Policia Militar de São Félix do Araguaia, Felipe Salles Analista Ambiental da Prefeitura e ainda de crianças, adolescentes e adultos.

O biólogo e voluntário do projeto Amigos da Natureza, Francisco de Assis Ribeiro de Sousa, Professor Assis Araguaia, explica que o índice de sobrevivência das tartarugas na natureza fica em torno de 2% a 4% apenas. No período de recolhimento dos ovos e incubação (que varia de 45 e 60 dias), Com o manejo, fazendo a soltura dos filhotes sem os riscos de predadores, já que são soltos em locais seguros, onde há abrigo, esconderijo e alimentação, esse índice sobre para 60%. Anualmente, têm sido soltos nos municípios da região uma média de 10 mil filhotes de tartaruga. “Todo esse esforço vale a pena porque, na natureza, esse resultado levaria de 20 a 30 anos para acontecer”, explica Assis, que finaliza. “É um prazer desenvolver uma ação tão especial como essa juntamente com todos os nossos parceiros a participação de todos é fundamental para o sucesso desse maravilhoso  projeto”.

O projeto Amigos da Natureza coordenado pelo biólogo Assis Araguaia  conta com o apoio da Prefeitura de São Félix do Araguaia – MT, Colônia de Pescadores, Santuário das Tartarugas e Policia Militar todos em prol da preservação e repovoamento dessa espécie ameaçada de extinção.