< id="top" class="post-template-default single single-post postid-1441 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 26 de Julho de 2017

Prefeita de São Félix do Araguaia reúne-se com Pequeno Produtor para resgatar o Projeto Balde Cheio.

A prefeita de São Félix do Araguaia juntamente com os secretários de Administração; Wemes Leite e Agricultura Gerson Alves dos Santos estiveram nesta sexta-feira (10), reunidos no distrito da Vila São Sebastião (Chapadinha), tratando do projeto “Balde Cheio”, que está desativado desde 2014, aonde a gestão anterior vinha em parceria com o SEBRAE de Mato Grosso e deixou de realizar o pagamento de algumas parcelas que era para acompanhamento técnico dos pequenos produtores rurais. A Prefeita lembrou que  vai dar todo apoio necessário ao projeto aos pequenos produtores, pois o compromisso da Prefeitura é facilitar a vida do homem do campo e seus negócios.

Durante o encontro a gestão atual através da Secretaria de Agricultura se comprometeu em ser parceira dos pequenos produtores e resgatar o projeto Balde Cheios, para melhor desenvolver a economia local através dos pequenos produtores da agricultura familiar. Motivo de desenvolvimento para o setor pecuário são-félixcense. O programa, que estava desativada em São Félix, visa resgatar ainda a auto-estima do pequeno agricultor mostrando que a pecuária de leite é viável e sustentável.

O objetivo do Projeto Balde Cheio é promover o desenvolvimento da pecuária leiteira, mediante o processo de transferência de muitas dessas tecnologias já disponíveis, para extensionistas de entidades públicas ou privadas, bem como para produtores de leite. O Projeto Balde Cheio, consiste na melhoria de pastagens, organização da estrutura, melhoria da genética e apoio técnico, com o objetivo de aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite produzido nas propriedades. Por ser um projeto piloto, futuramente poderá expandir-se a outras propriedades.

Com intuito de alavancar a cadeia leiteira no município, Administração Municipal firmou em parceria com  EMBRAPA e SEBRAE. O Programa “Balde Cheio” visa melhorias no sistema de produção da bacia leiteira, sem duvida um dos melhores projetos para o pequeno produtor que realmente transforma a vida do pequeno agricultor em um verdadeiro empreendedor, tirando-os definitivamente da linha da pobreza e passando a ter uma renda sem depender de transferências federais como bolsa família.

Satisfeita com o encontro e com retorno do projeto, o prefeita Janailza disse: “Nas palavras e orientações dos técnicos do SEBRAE e da equipe da Embrapa estão os benefícios que São Félix do Araguaia tanto precisa para melhorar a produção leiteira do município. Com o Projeto Balde Cheio voltaremos a oferecer um leite de qualidade e bom preço”, disse a prefeita.

Este programa resgata a identidade do produtor e de sua propriedade. Vejo com otimismo e tem tudo para dar certo e gerar progresso na produção rural de São Félix do Araguaia.

Esteve presente Avelino Egídio Taques Neto; Eng. Agrônomo da Empresa Plantas e Projetos Consultor do SEBRAE, Lindomar Ferreira Salustiano; Médico Veterinário da EMPAER, Thiago Ceron Berté; Administrador de Empresa do SEBRAE e Fernando Bueno; Eng. Agrônomo Credenciado da EMBRAPA.

O Balde Cheio é um projeto de capacitação para técnicos e produtores desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste desde 1999.

O pesquisador da Embrapa, Artur Chinelato Camargo, sensibilizado com as dificuldades e o desânimo dos produtores familiares de leite, criou o Projeto Balde Cheio com objetivo de transferir tecnologia e aumentar a produção de leite, e principalmente resgatar o “gosto” dos agricultores familiares pela atividade leiteira.

Dep. comunicação com Vanessa Lima