< id="top" class="post-template-default single single-post postid-14399 single-format-standard">

São Félix do Araguaia/MT - Hoje é 07 de Dezembro de 2021

"O Progresso Continua" ADM: 2021 - 2024

Secretaria de Saúde de São Félix do Araguaia inicia ações da Campanha Outubro Rosa no Município

O “Outubro Rosa” é o mês dedicado para que as mulheres voltem suas atenções às ações de prevenção do câncer de mama e útero. A Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia – MT, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou neste mês às atividades da Campanha.

Para as ações do Outubro Rosa em São Félix do Araguaia, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou uma programação especial para todo o mês; exames preventivos, orientações em saúde e sorteio de brindes. As ações estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde.

PSF I – Vila Santo Antônio, todas as terças-feiras durante todo o dia, e sexta-feira no período da manhã, na ultima semana de outubro todos os dias.

PSF II – Centro e PSF Rural, todos os dias do mês de outubro, participe da campanha Outubro Rosa na Unidade de Saúde que você preferir. A prevenção está em suas mãos.

A Campanha Outubro Rosa acontece em todo o país e tem como objetivo, incentivar às mulheres a procurarem as Unidades Básicas de Saúde para realizarem os exames de mamografia, buscando prevenir a doença por meio de detecção precoce, como também incentivar a realização do autoexame das mamas.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também, podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).